sábado, 28 de janeiro de 2023

Gustavo Gouveia também se consolida na Alepe

 

Foto: Divulgação

A semana foi marcada por uma série de articulações com vistas à disputa pela mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O deputado Alvaro Porto (PSDB) tinha uma prevalência na disputa contra seus principais adversários, mas os últimos dias serviram para dissipar qualquer dúvida de que ele será o presidente da Casa de Joaquim Nabuco na próxima quarta-feira, quando serão empossados os deputados estaduais e será realizada em seguida a eleição.

Ele não foi o único a encaminhar a vitória, a semana foi igualmente produtiva para o deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), que recebeu diversas demonstrações de apoio, inclusive entre parlamentares que estavam inclinados pela candidatura do deputado Aglailson Victor (PSB). A declaração de apoio de dez parlamentares socialistas ao deputado do Solidariedade foi vista como a gota d’água para consolidar sua provável vitória.

Sua chegada na reta final como favorito é, indiscutivelmente, uma prova inequívoca da força do grupo liderado pelo prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, que por duas eleições deu expressivas votações a Gustavo e que agora chegam ao ápice estadual de sua capacidade de articulação política ao comandar o cofre da Alepe.

Vale ressaltar um ator importante também nesta construção, o deputado Rodrigo Novaes (PSB) que foi um dos idealizadores do projeto que consolidou Alvaro Porto para a presidência e teve papel determinante no encaminhamento de Gustavo Gouveia na primeira-secretaria, quando abdicou da disputa em prol da unidade em torno do colega parlamentar.

Nos próximos dias, as articulações ficarão em relação aos outros cinco cargos da mesa diretora, bem como as outras sete suplências. Por não haver nenhum tipo de incremento financeiro na estrutura do parlamentar que ocupa o posto, eles não deverão ser motivo de muita disputa e haverá a construção do consenso levando em conta a proporcionalidade das bancadas para cada função.

Jarbas Filho – Apesar de estar inclinado a apoiar a candidatura de Alvaro Porto desde o princípio, o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho foi bastante disciplinado em relação ao seu partido, o PSB, e aguardou o anúncio oficial da bancada socialista ao tucano, que também declarou voto a Gustavo Gouveia para a primeira-secretaria.

De saída – De acordo com o Estadão, o ex-governador Paulo Câmara pediu desfiliação do PSB, a informação aponta que teria sido por divergências com o ministro dos Portos, Márcio França, que teria atuado contra a indicação do pernambucano para alguma função estratégica no governo Lula.

Líder – A governadora Raquel Lyra ainda não definiu o nome que ocupará a função de líder do governo na Alepe. Estariam no páreo os deputados Joãozinho Tenório, Mário Ricardo e Izaias Regis. A função torna-se estratégica para dar a retaguarda necessária para o governo nas pautas que forem enviadas à Alepe.

Proporcionalidade – Parlamentares têm defendido a tese da proporcionalidade para a indicação das comissões da Alepe. Com a maior bancada da Casa, o PSB pode ficar com a Comissão de Constituição e Justiça. O nome, inclusive, pode ser o do deputado Rodrigo Novaes com a benção da governadora Raquel Lyra.

Inocente quer saber – O ex-governador Paulo Câmara deixará mesmo o PSB, como noticiou a mídia nacional?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário