A Folha de Pernambuco trouxe ontem pela primeira vez uma pesquisa do IPESPE mostrando alguns números da corrida pelo Governo do Estado. O levantamento veio confirmar algumas coisas que vamos analisar agora: a pré-candidata Marília Arraes (Solidariedade) se aproxima da casa dos 30% e se consolida cada vez mais como uma opção no segundo turno. A distância de Marília para os demais colocados é enorme: para Raquel Lyra, segunda colocada no pleito, a distância é de 16 pontos, para Miguel é de 20 pontos.

Outra coisa que vale a pena se ligar na pesquisa é que o pré-candidato do PSB, Danilo Cabral, aparece com 10% das intenções dos votos e aparece numericamente à frente de Miguel Coelho. O levantamento confirmou o crescimento de Danilo e deixou todos os pré-candidatos mais destacados em uma disputa pelo segundo lugar. Isto porque Raquel Lyra (13), Anderson Ferreira (12), Danilo (10), Miguel (9), estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro. 

Isso é normal: a medida em que a campanha de fato se aproxima e que a população passa a se ligar mais no debate, os números vão ficando mais claros. Marília Arraes foi a que mais ganhou com a pesquisa: cresceu na RMR, e no interior do estado. Os próximos levantamentos sejam do instituto IPESPE ou de um outro instituto sério e de credibilidade devem trazer o desenrolar do cenário a cada passo que os pré-candidatos darão de agora em diante.

Senado - O Pastor Jairinho (União Brasil) que disputou o Senado em 2018, pode disputar novamente na chapa de Miguel Coelho. O nome do pastor está sendo lembrado e tem força de ser um dos escolhidos. Em 2018, Jairinho disputou pela Rede e obteve pouco mais de 191 mil votos.

Acreditando nas mulheres - Quem respondeu a pesquisa do IPESPE disse que acredita que Pernambuco será governado por uma mulher a partir de 2023 ainda que não seja com o seu voto. 30% acreditam que Marília Arraes vence o pleito, enquanto 10% acreditam que quem vencerá será Raquel Lyra. A aposta nos homens é bem menor: 9% acreditam que será Anderson Ferreira, 7% acreditam que será Danilo Cabral e 1%, Miguel Coelho.

Vácuo - Mais de 50% dos entrevistados não demonstraram nenhum interesse com a campanha para o Governo. O número dos que dizem não votar em nenhum dos candidatos chega a 59%.

Crítica - A pré-candidata a governadora pelo PSDB, Raquel Lyra, criticou o atraso na entrega das barragens de contenção na mata sul e agreste. “Quando vemos essas chuvas que angustiam a vida da população, sabemos muito bem que tinham obras de barragens que deveriam ter sido feitas. Entregou-se apenas a Barragem de Serro Azul, mas ainda faltam as barragens de Gatos, de Panelas, de Igarapeba. São histórias se repetindo, quando, na verdade, essas obras já estão prometidas e se arrastam há anos” disse Raquel.

Atuação - A deputada Simone Santana esteve em Jaqueira e Maraial nesta segunda-feira (4) para ver de perto a situação dos municípios. A parlamentar está em permanente contato com suas bases na região para levar as necessidades de cada cidade ao Governo do Estado.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.