quinta-feira, 28 de julho de 2022

O Lula ameaçador

 

Vendo em Danilo Cabral uma candidatura com dificuldades de decolar, o ex-presidente Lula ameaçou retirar, ontem, o apoio do PT em Pernambuco para pressionar o PSB no Rio de Janeiro, que lançou uma candidatura ao Senado sem aprovação dos petistas.

Desesperado, Danilo correu ao Twitter para ir contra o próprio PSB e tentar manter o apoio de Lula. O PT e o PSB seguem em busca de definições em estados onde acordos ainda não saíram. O Rio de Janeiro é um deles, quando o assunto é a corrida ao Senado. O PT não abre mão da candidatura do presidente do Assembleia Legislativa, André Ceciliano, enquanto o PSB tem como candidato o deputado federal Alessandro Molon.

Fontes afirmam que o ex-presidente Lula, candidato à Presidência da República, tem se empenhado ainda mais ultimamente para desatar os nós nos estados. E chegou a dizer que caso Molon não retire sua candidatura ao Senado pelo Rio, os acordos em outros estados podem ser prejudicados. Um desses estados apontados é Pernambuco, onde o PSB tem Danilo Cabral como candidato ao governo, com o apoio do PT.

Em viagem na semana passada, Lula participou de ato por Danilo, e, como prometido, não subiu no palanque nem se encontrou com a deputada federal Marília Arraes, que deixou o Partido dos Trabalhadores e migrou para o Solidariedade para conseguir concorrer ao Palácio do Campo das Princesas, segundo destacou o portal G-1.

Para interlocutores do ex-presidente, a postura de Lula foi “exemplar” e evidencia a necessidade de uma contrapartida em estados como o Rio de Janeiro. Por conta dessa pressão, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, quer conversar com Alessandro Molon para forçá-lo a desistir da candidatura ao Senado. Siqueira estará no Rio de Janeiro para o lançamento da chapa de Marcelo Freixo (PSB) e César Maia (PSDB) ao Governo do Estado. Do outro lado da pressão, aliados de Molon alegam que sua candidatura foi aprovada por unanimidade pela convenção estadual do partido. Dizem, inclusive, que, segundo o estatuto do partido, decisões de convenção estadual não podem ser desfeitas.

O entorno de Molon também aponta como motivo para a não desistência seu desempenho em pesquisas internas, que, segundo eles, é bom e traz otimismo. Pelo menos até o momento, Molon segue resistindo à pressão dos dois partidos. “O PSB fez uma aliança nacional com o PT. Os compromissos firmados devem ser cumpridos em todos os estados. No Rio de Janeiro, coube ao PSB indicar o candidato a governador, Marcelo Freixo. E cabe ao PT indicar o senador. Acordo é para ser cumprido”, disse Danilo.

Risco máximo – A Polícia Federal passou a integrar a equipe de segurança que acompanha o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No começo do mês, a corporação definiu atuações para dar proteção a candidatos. A partir da homologação da candidatura em convenção partidária, os presidenciáveis têm direito à proteção de agentes da PF. Lula foi classificado como “risco máximo”, devido às ameaças que sofre. Agora, o petista tem direito a segurança diária da PF para eventos de campanha e para compromissos do cotidiano.

Pronto para o debate – O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que “vai debater com o cara”, ao ser questionado sobre ir a debates no 1º turno das eleições e sua estratégia de campanha. O chefe do Executivo não mencionou o ex-presidente Lula (PT), mas fez referência ao petista. Também afirmou que a carta assinada por empresários é um “manifesto político”. Em declarações anteriores, Bolsonaro havia dito que iria participar de debates caso Lula também comparecesse, tanto no 1º quanto no 2º turno. Os 2 pré-candidatos ainda não confirmaram presença em debates eleitorais, mas devem participar da sabatina do Jornal Nacional, principal telejornal da TV Globo, a partir de agosto.

Proibido homenagem a ditadores – Uma nova lei sancionada pela Prefeitura do Recife proíbe a realização de homenagens a torturadores, escravagistas e pessoas envolvidas com a ditadura militar (1964-1985). A norma veta que sejam colocados nomes de violadores de direitos humanos em espaços públicos, prédios e monumentos. A Lei Municipal 18.963, de 22 de julho de 2022, foi sancionada na terça (26), pelo prefeito João Campos (PSB). Essa norma é de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL). Segundo a legislação, que já está em vigor, “fica proibido homenagear violadores dos direitos humanos no âmbito do município do Recife”.

PSDB e Cidadania com Tebet – A federação que reúne PSDB e Cidadania aprovou, por unanimidade, o apoio à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República. A escolha do vice, no entanto, foi adiada. Mais cotado para o posto, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) passou a demonstrar resistência em aceitar a tarefa, o que gerou um impasse. Segundo o presidente do PSDB, Bruno Araújo, o pleito foi acolhido por 19 participantes da Executiva das duas siglas. A convenção ocorreu na sede nacional do PSDB, em Brasília, na mesma hora em que é realizada a reunião do MDB, que deve referendar o nome da senadora.

Urna voto

Eleições – As convenções partidárias para a escolha dos candidatos podem acontecer até 5 de agosto, seja de forma presencial ou virtual. O advogado especialista em Direito Eleitoral Paulo Fernandes Pinto destaca algumas regras da legislação eleitoral: nas eleições proporcionais não cabem mais coligações. Os partidos que formaram federações vão poder concorrer em conjunto. Nas eleições majoritárias, continuam permitidas as coligações. Também é preciso constar na ata de cada partido que irá se coligar a autorização para a coligação com os demais partidos. Outro ponto são as cotas por gênero, sendo necessário o cumprimento de no mínimo 30% para as candidaturas de mulheres.

CURTAS

VIOLÊNCIA – Um bebê levou um corte no pescoço durante um parto realizado na última terça, no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, na Zona Oeste. Os pais do recém-nascido procuraram uma advogada e avaliam quais medidas jurídicas serão tomadas para assegurar os direitos do filho. O pai ficou revoltado com a afirmação de Secretaria de Saúde do Recife de que o filho sofreu um “pequeno corte”. Segundo ele, o bebê precisou levar dois pontos no esôfago e de cinco a seis no pescoço.

NOVO COMANDO – O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, assumiu o comando do Governo do Estado ontem, em decorrência de compromissos no exterior do governador Paulo Câmara. Figueirêdo ficará responsável pelo Poder Executivo estadual até o próximo domingo (31.07).

Perguntar não ofende: Lula blefa ou a ameaça é pra valer?

Fonte:Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário