segunda-feira, 2 de maio de 2022

O affair Milton Coelho

 

Pelo que apurei, os torpedos do deputado federal Milton Coelho, secretário da executiva nacional do PSB, atingindo fortemente o presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, foram repelidos pelo governador Paulo Câmara, o pré-candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Danilo Cabral, o Coronel Danulo, e todos os dirigentes da aliança oficial.

"Foi uma estocada desnecessária. Ele agiu sozinho, sem consultar ninguém", disse um interlocutor do PSB. Segundo esse mesmo socialista, Milton agiu como espalha brasa quando o momento exige serenidade e moderação. Na verdade, Danulo não quer perder o apoio de Dudu, como é mais conhecido o líder do PP. Além de voto e liderança, Dudu tem uma expressiva bancada na Alepe e na Câmara do Recife.

Tem também uma penca de prefeitos e chapas proporcionais competitivas, tanto para Câmara dos Deputados quanto para Assembleia Legislativa. O que Milton alega é que Dudu faz chantagem para se manter na frente de apoio à candidatura de Danulo, principalmente depois que o governador resolveu adoçar a boca do PT, entregando mais duas secretarias ao partido.

Mas Milton, ao contrário do que rebateu o PP, em nota assinada por Zélia Matos, secretária-geral do partido, não é um desqualificado nem cínico. Pelo contrário, é uma liderança respeitada dentro do partido. A rigor, é um socialista histórico, que abraçou muitas causas e cumpriu missões quase que impossíveis, delegadas por Eduardo Campos, a quem era extremamente ligado.

Milton foi presidente estadual do PSB por muito tempo, é o dirigente mais antigo do Estado na cúpula nacional da legenda e, quando o PSB se aliou ao PT, foi a ele que Eduardo recorreu para indicar como candidato a vice-prefeito do Recife na chapa de João da Costa na eleição vitoriosa de 2008.

Meio caminho andado - Não é certo ainda, como Milton Coelho quis antecipar, a debandada de Dudu da Fonte para o palanque de Marília Arraes. O que se passa nos bastidores é que as tratativas do líder do PP com a pré-candidata ao Governo do Estado pelo Solidariedade andam bem avançadas, mas para que o martelo seja batido ainda há um caminho a ser percorrido, que depende muito mais da agilidade de Marília, até porque o SD hoje é uma comissão provisória e não um diretório legalmente constituído. 

O silêncio de Lula - Pelas redes sociais, a militância petista em Pernambuco faz corrente pela candidatura da deputada estadual Teresa Leitão para o Senado. Pelo linguajar usado, dá a impressão de que a parlamentar ganhou a queda de braço contra André de Paula, do PSD, mas o fato é que quem resolve não deu um pio ainda: o ex-presidente Lula. Na entrevista ao sistema JC, sexta-feira passada, evitou tocar no assunto. 

Esperança - De Miguel Coelho, pré-candidato do União Brasil ao Governo do Estado após encontro com ACM Neto, que disputa o Governo da Bahia: “Temos muitas convergências e nos aproximamos muito desde 2016. Fomos prefeitos de grandes cidades, passamos a ser colegas no Democratas e estamos juntos no União Brasil. Agora, o destino fez com que estejamos buscando mudar nossos estados, apresentando projetos que tragam esperança para os pernambucanos e os baianos”. 

Ainda a pandemia - Pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de abril de 2022 mostra que 33% dos brasileiros avaliam que a pandemia de covid-19 chegou ao fim, enquanto 57% afirmam o contrário. Outros 10% não souberam responder. A média móvel de mortes pela doença no Brasil marcou 127 no sábado passado, último dado disponível. Está em tendência de alta depois de dois meses em queda e estabilidade. No pico da crise sanitária, essa métrica chegou ao pico de 3.124, em abril de 2021. 

Poder usurpador - Ex-ministro da Defesa, o ex-deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) diz que o Poder Judiciário está “usurpando” os Poderes do Executivo ao cancelar decisões de diversos presidentes da República, inclusive do atual, Jair Bolsonaro (PL). “Temos o Poder Judiciário usurpando, a palavra é dura, as atribuições do Executivo, que está fragilizado, enfraquecido. Que Poder tem o presidente da república hoje? De fazer aquelas coisas horrendas na porta do palácio”, avalia. Aldo sabe o que diz! 

CURTAS

Na justiça - A Justiça Federal em Pernambuco determinou que a Neoenergia, sucessora da Celpe, explique o aumento médio de 18,98% na conta de luz no Estado. A concessionária tem cinco dias para apresentar as justificativas para o reajuste, que entrou em vigor na sexta-feira passada. O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. 

Briga feia - A Advocacia Geral da União aumentou de R$ 10 mil para mais de R$ 776 milhões o valor econômico estimado de Fernando de Noronha, ao fazer uma adequação na ação civil proposta pelo Governo Federal contra o Governo de Pernambuco sobre o "domínio" da ilha. Esse é um novo desdobramento da disputa entre os governos federal e estadual. 

Perguntar não ofende: Dudu da Fonte rompe com a Frente Popular para sair candidato a senador na chapa de Marília Arraes?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário