segunda-feira, 23 de maio de 2022

"Não há motivo para se contestar o processo eleitoral", diz Pacheco

 

A Frente Popular terá um imenso trabalho para desfazer o discurso e apresentar como palanque único do ex-presidente. E isto, querendo ou não, é uma novidade pois nunca aconteceu no estado. Para levantarmos o raciocínio vamos ao ano de 2002: ali Humberto Costa como candidato ao governo defendeu a candidatura de Lula e Jarbas, seu rival, defendeu a candidatura de José Serra. Lula venceu às eleições e Jarbas foi reeleito governador mas desta vez teve uma votação abaixo do esperado. Em 2006, Humberto e Eduardo fizeram campanha para o governo e obtiveram o apoio de Lula no primeiro turno. Ambos tiveram direito de usar a imagem, de ter Lula no guia eleitoral e inclusive em um comício. O adversário era Mendonça Filho que passou o tempo todo dizendo claramente que não votaria em Lula. Eduardo foi para o segundo turno contra Mendonça e o derrotou. Lula, foi reeleito.

Já em 2010, Eduardo em sua campanha a reeleição enfrentou Jarbas Vasconcelos que fez questão de enfatizar que seu candidato não era Lula, mas José Serra que disputava novamente à presidência.  Eduardo se reelegeu já no primeiro turno com uma expressiva votação (mais de 80%) e Jarbas sofreu uma derrota histórica. No ano de 2014, o nome de Lula estava levantando e embalando a campanha de Armando Monteiro ao governo e de João Paulo ao Senado. No entanto, o fatal acidente com Eduardo Campos trouxe uma comoção enorme aos pernambucanos que elegeram Paulo Câmara governador e Fernando Bezerra Coelho para o Senado. O próprio senador em entrevista para o nosso Blog disse que esse lamentável fato mudou completamente o curso da campanha de 2014, a seu favor e de Paulo.

Já em 2018, Lula estava preso e sem condições de ser candidato e aqui em Pernambuco obteve o expressivo apoio de Paulo Câmara, Jarbas e Humberto. Ninguém na oposição abria a boca para dizer que votava em Bolsonaro, Geraldo Alckmin ou Ciro Gomes, o que deixou um ar de dúvida e fez com que o PSB tivesse de fato a exclusividade do "Lula Livre". 

Agora, em 2022, Danilo já assumiu ao lado de Teresa Leitão as bandeiras lulistas e a propaganda do volta Lula. Danilo chegou já a dizer que Pernambuco era feliz com Lula na presidência e Eduardo Campos no Governo. Disse que a partir de 2023 teremos um governador que vai trabalhar alinhado com Lula. Mas, temos no meio da oposição que usa não apenas o nome de Lula, mas a foto, e diz que vai votar em Lula para presidente. Trata-se de Marília Arraes (SD) que ficou conhecida no estado por defender o nome de Lula desde 2014 e 2016 contra o impeachment, contra a prisão de Lula, e com a defesa do Lula livre.

"Quem quiser votar em Lula, vota, mas, em Pernambuco, só tem dois candidatos de Lula, que são Danilo Cabral e Teresa Leitão. Lula não tem outros candidatos a nada" disse Humberto Costa. A grande novidade desta eleição é justamente quebrar o discurso de Marília Arraes de que existe duas postulações aqui em Pernambuco apoiando Lula. Algo que nunca aconteceu em uma eleição majoritária. 

Lula lá, e cá? - Em ato em Sertânia, a deputada e pré-candidata ao Senado, Teresa Leitão (PT), disse que é questão de tempo para se esclarecer a posição de Lula em Pernambuco. “Todo mundo está dizendo que é Lula. Tem gente escondendo as suas convicções; tem gente botando embaixo da cama aquilo que defendeu durante anos. Lula disse na entrevista e vai dizer aqui, porque ele vem aqui. Uma coisa é dizer que vota em Lula, porque Lula aqui em Pernambuco tá com quase 70% de aprovação. Outra coisa é Lula dizer que, se ele fosse eleitor aqui em Pernambuco, ele iria votar em Danilo Cabral; ele iria votar em Teresa Leitão” disse a postulante.

Lula é Danilo - Segundo Teresa, o próprio Lula estará aqui em breve para desfazer o que chamou de fake news. “E Lula vai dizer isso! A lei eleitoral pode até permitir botar lá o nome Lula. Mas Lula de carne e osso, Lula de proposta, Lula de projeto, Lula de posição política… Lula tem opção! Ele disse a mim fique lá porque eu quero estar representado neste palanque; porque eu construí esse palanque" afirmou Teresa.

Aliança - Ainda é cedo para se falar em aliança ou não entre o pré-candidato a governador Miguel Coelho e a pré-candidata ao governadora Raquel Lyra. Isto (aliança) deve ter o martelo batido ou não próximo às convenções partidárias. Neste momento tanto Miguel Coelho quanto Raquel Lyra tem motivos suficientes para se manterem no páreo: os dois estão pontuando bem e as próximas pesquisas devem analisar quem tem a tendência de crescimento o que pode mudar o tabuleiro.

E por falar de Marília - A deputada federal e pré-candidata ao Governo, Marília Arraes (SD), publicou um vídeo em suas redes sociais onde diz taxativamente que é contra o aborto. Desde a quinta-feira as redes sociais se encheram de uma entrevista onde Marília fala sobre o tema e teve uma edição dando a entender que a parlamentar seja a favor do aborto. "Começaram cedo, já fui vítima dessas fakes news em 2020 e agora o filme se repete" diz a pré-candidata.

Força política - Lideranças de todo o estado se reuniram em Petrolina, no último sábado, para homenagear e parabenizar o deputado estadual Antonio Coelho pela passagem do seu aniversário. O encontro, organizado pelo prefeito Simão Durando e amigos do parlamentar na Chácara Millenium, transformou-se num grande ato político, de agradecimento, prestação de contas, demonstração de prestígio, força e apoio à sua reeleição para a Assembleia Legislativa.

Oportunidade - Entre os dias 24 a 26 de maio, milhares de pessoas poderão participar gratuitamente de mais uma edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos realizada em parceria pela Estácio e Wyden. Durante 72 horas de evento serão ofertadas mais de 150 mil vagas em grandes empresas de todo o Brasil, em oportunidades presenciais, hibridas ou remotas e ainda oportunidades com e sem exigência de diploma. Além de alunos e ex-alunos, poderão se inscrever estudantes de outras instituições, profissionais que buscam recolocação ou quem deseja estar antenado com às tendencias do mercado de trabalho. Para acessar o conteúdo, os interessados devem fazer o pré-cadastro por meio do link https://www.carreirasedu.com.br/feiradeestagios

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: 
(81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário