O assunto mais comentado desde ontem a tarde é o provável destino político do deputado federal André de Paula (PSD) que será anunciado hoje às 10 da manhã. Em conversa com Lula, o PT e o PSB, André era tido como o nome favorito para disputar o Senado. No entanto, o PT Nacional decidiu que a vaga é do partido e indicou Teresa Leitão para a disputa. Isso não é novidade alguma porque desde que o mundo é mundo aqui em Pernambuco quando cabe ao PT a indicação de um espaço em uma chapa majoritária o partido sempre optou pelo Senado. Foi assim em 1998, 2010 2014 e 2018. Em 2002 o PT disputou o Senado e também o Governo. Naquele ano a chapa foi Humberto Costa e Dilson Peixoto. Já em 2014, o ex-prefeito João Paulo compôs com Armando Monteiro.
No entanto, esperava-se que tendo em vista o projeto majoritário de Lula, o PT abrisse mão de concorrer ao Senado em Pernambuco. Não aconteceu. E a André de Paula, que era o nome cogitado na aliança foi oferecida a vaga de vice na chapa de Danilo Cabral. André no entanto já tinha dito que não aceitaria ser vice. A outra opção era que ele disputasse o Senado de forma avulsa, o que poderia dividir os votos com Teresa Leitão.
Porém, o anúncio feito em uma coletiva de imprensa hoje, pode colocar André de Paula no palanque de Marília Arraes. A deputada já teria feito o convite a André no mês passado. O parlamentar declinou e tentou construir o seu nome junto a Frente Popular sem no entanto organizar o seu partido, o PSD, para as eleições deste ano. O partido não tem chapa nem para deputado estadual e nem para deputado federal. André arriscou todas às fichas na vaga para o Senado.
Agora, a situação da indicação de Teresa Leitão (PT) deixou completamente sem saída. O único caminho dentro da Frente Popular seria de fato André de Paula aceitar a vaga de vice. Mas o zum zum zum do meio político já dá como certa sua ida para o palanque de Marília Arraes e ali sim ser o Senador da chapa.
Incoerência - Lideranças de oposição dizem que será de uma incoerência enorme André de Paula ser o Senador de Marília ao invés de optar por um outro nome de oposição como Raquel Lyra (PSDB) ou Miguel Coelho (União Brasil). Caso suba no palanque de Marília como candidato a Senador estará pedindo votos para Lula, seu algoz na Frente Popular.
Novos secretários - O governador Paulo Câmara nomeou ontem, os novos secretários estaduais de Cultura, Oscar Barreto, e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Edilázio Wanderley. Oscar Barreto substitui Gilberto Freyre Neto, que assume a secretaria-executiva de Relações Internacionais da Assessoria Especial. Na pasta de Desenvolvimento Social, com a chegada de Edilázio Wanderley, Joelson Rodrigues volta a responder pela secretaria executiva de Assistência Social. Ambos tomam posse hoje no Palácio das Princesas.
Agenda - O governador Paulo Câmara vistoria, nesta terça-feira, as unidades móveis que irão atender o Programa Mediar, percorrendo municípios pernambucanos com o objetivo de promover a mediação de conflitos. Após a entrega dos veículos, as equipes estarão autorizadas a iniciar o trabalho em campo. À tarde, o governador dará posse aos novos secretários de Cultura e Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Oscar Barreto e Edilázio Wanderley, respectivamente.
Cargos - Embora já seja dada como certa a saída do deputado federal Eduardo da Fonte do Governo, é justo que se trate da quantidade de cargos que o PP ocupa tanto na pasta do Governo do Estado quanto na Prefeitura do Recife. Mas não é apenas ele. Em se confirmando a saída de André de Paula, tem gente que passará pelo mesmo caminho. Até mesmo Luciano Bivar que preside nacionalmente o União Brasil tem cargos no Palácio.
Educa Recife - O EducaRecife Gestão, pacote de medidas para o fortalecimento da gestão na Educação, será lançado pelo prefeito João Campos nesta terça-feira, às 10h30, no Teatro do Parque. Trata-se de uma grande reforma na parte de gestão da Educação do Recife com base em quatro medidas: reestruturação das Gerências Regionais de Educação, mais valorização para as equipes gestoras das creches e escolas e criação de novas funções, formação continuada para gestores, e bônus de desempenho educacional. O EducaRecife Gestão faz parte do EducaRecife, programa lançado em junho de 2021.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário