domingo, 9 de dezembro de 2012

Julgamento do assassinato de turista alemã começa nesta segunda-feira (10)


Começa nesta segunda-feira (10), a partir das 8h, um dos julgamentos mais aguardados dos últimos anos em Pernambuco. Estarão no banco dos réus os cinco acusados de envolvimento no assassinato da turista alemã Jennifer Marion Kloker, em fevereiro de 2010. Após várias manobras da defesa, o júri popular, no Fórum de São Lourenço da Mata, teve uma nova data marcada. A previsão é de que a juíza Marinês Marques Viana leia o veredicto na próxima quinta-feira (13). 

Delma Freire de Medeiros, Pablo Richardson Tonelli, Ferdinando Tonelli, Alexsandro Neves dos Santos e Dinarte de Medeiros respondem por homicídio duplamente qualificado (por motivo torpe e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima) e formação de quadrilha. Delma ainda pode ter a pena aumentada, caso condenada, porque também responde por fraude processual. Para o promotor André Rabelo, que acompanha o caso, não há dúvidas de que todos serão condenados pelos crimes cometidos. “A prova é muito forte, conscistente”, afirmou. 

Com exceção de Dinarte, todos os outros acusados estão presos em unidades do estado. Delma encontra-se na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima. Ferdinando, Pablo e Alexsandro estão no Complexo Prisional Professor Aníbal Bruno.

Os advogados dos réus afirmaram ao Diario de Pernambuco, na semana passada, que vão solicitar mais tempo para apresentação da defesa. Pelas regras do júri, acusação e defesa terão até duas horas e meia, cada uma, para mostrar sua versão, e mais duas horas para réplica e tréplica. Já que há cinco advogados, eles precisariam repartir o tempo, o que daria, em média, menos de meia hora para cada um. 

Caso a juíza Marinês Marques Viana não atenda ao pedido, ingressarão com uma medida judicial, o que acarretará a interrupção do do julgamento, previsto para a manhã da próxima segunda-feira, no Fórum de São Lourenço da Mata. A promotora Ana Cláudia Walmsley informou que não vê motivos para o novo adiamento.

 Clique aqui para ver o especial sobre o Caso Jennifer
 Seguro de vida

O roteiro cinematográfico que resultou na execução da turista alemã foi motivado, segundo a polícia, por conta de um seguro de vida no valor de 500 mil euros, ou seja, cerca de R$ 1,2 milhão. A versão adotada pelos Tonelli e por Delma era de que Jennifer foi sequestrada após um assalto, às margens da BR-408, em São Lourenço da Mata. Dois motoqueiros abordaram o grupo e levaram apenas a vítima.

Após ouvir as primeiras testemunhas e receber informações do GPS do carro usado pela família, a polícia começou a desvendar o crime. Resíduos de chumbo foram encontrados nas mãos de pai e filho, que foram presos dias depois do início das investigações. Delma foi apontada como a mentora do crime. Apesar das provas, ela tentou indicar um falso autor do assassinato - o que acabou rendendo o indicamento também por fraude processual.

Salão do júri

Segundo a chefe da secretaria da 1ª Vara Cível de São Lourenço, Jackeline Vicente, das 15 vagas que foram abertas para a população assistir ao julgamento, apenas 10 foram preenchidas. Do total de 17 cadeiras destinadas para estudantes, 14 já estão reservadas. Os sete lugares destinados para advogados foram todos preenchidos. Além disso, 20 cadeiras serão ocupadas pela imprensa. As demais vagas ficarão reservadas para assistentes que vierem acompanhar os promotores ou advogados.

“O julgamento irá começar às 8h e não será permitida a gravação de imagem ou som dentro da sala. Duas ruas que dão acesso ao fórum serão interditadas no momento em que os réus estiverem perto de chegar e a Polícia Militar vai fazer a segurança interna e externa do prédio”, contou Jackeline.

Fonte : Diário de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário