Na última sexta-feira, sem muito alarde, a governadora Raquel Lyra fez um importante anúncio para Pernambuco. Ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, a governadora conseguiu garantir o ramal da Transnordestina para o estado, cujo investimento garantirá o escoamento da produção de diversos setores do estado chegando a Suape.
Desde que assumiu o governo, Raquel intensificou a presença em Brasília para destravar obras estruturadoras para Pernambuco, e este foi o primeiro sinal de que ela poderá conquistar importantes investimentos para o estado. Além da Transnordestina, a governadora está focada em recuperar o metrô do Recife, viabilizar o arco metropolitano e ampliar a duplicação da BR-232 até Arcoverde, demandas antigas dos pernambucanos.
A exemplo de Jarbas Vasconcelos, que ficou marcado pela duplicação da BR-232 mudando a realidade do interior de Pernambuco, e de Eduardo Campos que ficou marcado pela construção dos hospitais, a governadora Raquel Lyra pensa grande e mira alto, quer deixar importantes legados para diferentes regiões do estado.
Primeira governadora da história de Pernambuco, Raquel Lyra é disciplinada, focada e pensa estrategicamente o estado. Apesar do enorme desafio de tirar do papel estas importantes obras, se avançar ao menos uma delas até 2026, terá um importante trunfo e uma marca representativa para apresentar à população na busca pelo segundo mandato.
Embate – Nesta terça-feira haverá um embate entre os deputados Joaquim Lira e Rodrigo Novaes pela vaga de conselheiro do TCE. Além da disputa entre dois ex-correligionários, ambos foram do PSD, existem outras nuances, pois Joaquim tem a preferência da governadora Raquel Lyra, enquanto Rodrigo é o nome do presidente da Alepe, Álvaro Porto. Em caso de vitória de Joaquim, assume Odacy Amorim, já no caso de Rodrigo, Diogo Moraes volta à Alepe.
Nomeação – A governadora Raquel Lyra anunciou a nomeação de 2.907 novos professores para a rede estadual de ensino. A governadora frisou que para garantir as novas nomeações, precisou arrumar a casa para garantir o custeio da educação sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Presença – O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, participou ontem de um café da manhã na Fiepe, onde conversou com diversos empresários pernambucanos. Na próxima semana, ele estará novamente na capital pernambucana para participar de um almoço em sua homenagem no Spettus Premium. O evento será na segunda-feira e reunirá muitos admiradores do ex-governador de Pernambuco.
Petismo – Nos bastidores, já não há quem desconsidere a hipótese dos ex-deputados federais Danilo Cabral, futuro superintendente da Sudene, e Milton Coelho, secretário-executivo do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, filiarem-se ao PT. Ambos possuem relação estreita com o senador Humberto Costa, que pretende fortalecer o partido com vistas a 2026.
Inocente quer saber – Quem vence a disputa pelo TCE?
Nenhum comentário:
Postar um comentário