Com o ano pré-eleitoral se aproximando, a região da mata sul viverá grandes embates eleitorais em seus municípios. Alguns com possibilidades de surpresas no ar, outros nem tanto. Para se ter ideia de como se encaminha o pleito eleitoral, em alguns municípios até o momento sequer existe um nome natural para se disputar pela oposição. Este quadro deixa um favoritismo no ar para que as chamadas terceiras vias se estabeleçam. O que é preocupante nisso tudo é que sem a oposição se definindo com um candidato, é muito provável a vitória do grupo político de quem está no poder.
Uma destas cidades é Vitória de Santo Antão que hoje é comandada pelo prefeito Paulo Roberto (MDB). Paulo surpreendeu a todos ao se eleger em 2020 derrotando o grupo do ex-prefeito Aglailson Junior (PSB) que na cidade se reduziu e muito. Tanto que em 2022, Iza Arruda, filha do prefeito Paulo Roberto foi eleita deputada federal obtendo um vitória histórica na cidade. Embora todos saibam que o nome do grupo derrotado de Aglailson Junior seja o seu filho, o atual deputado estadual Aglailson Victor, este ainda não assumiu que irá para o embate. Os motivos são vários. O primeiro deles é a certeza que entrará para cumprir tabela.
O grupo de Aglailson já foi derrotado em 2020, sofreu uma nova e acachapante derrota em 2022 e vai para a terceira derrota agora em 2024. Some-se a isso o fato de que Aglailson Victor não conta com o apoio do seu partido, o PSB, a quem traiu no ano passado. Embora o PSB tivesse uma candidatura ao Governo de Pernambuco, o deputado e sua família pediram votos abertamente em Vitória para Marília Arraes sem o menor respeito pelos antigos colegas de legenda.
Palmares também é uma cidade onde o prefeito está com um amplo favoritismo para vencer a eleição do próximo ano. Junior de Beto conseguiu vencer o pleito de 2020 e de lá pra cá tem feito uma excelente administração no município e conta hoje com uma altíssima aprovação. O resultado do seu governo já pode ser captado nas eleições de 2022 quando o prefeito fez majoritários todos os nomes apresentados na cidade. Todos eles obtiveram na cidade mais de 4 mil votos à frente do segundo colocado. Além disso, Junior conseguiu um feito inédito: levou o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil) o apresentou como o seu candidato e mesmo sendo um ilustre desconhecido na cidade, obteve uma expressiva votação se tornando o majoritário. Nomes como Raquel Lyra e Marília Arraes ficaram em segundo lugar na cidade tendo em vista a força do prefeito palmarense.
Na oposição, o nome que se fala é o do ex-prefeito Altair Junior que ainda não tem certeza de que poderá ou não concorrer em 2024 tendo em vista seu nome vir a constar na lista dos fichas sujas por reprovação de suas contas de gestão. Além disso, o grupo de Altair teve um resultado muito abaixo do esperado em 2022 para quem quer polarizar com a atual gestão. Danilo Cabral que foi apoiado por Altair obteve pouco mais de 3 mil votos mesmo contando com o apoio de pessoas na cidade além do ex-prefeito.
Em seu primeiro mandato como prefeita de Catende, dona Graça também conta com uma excelente aprovação na cidade. A prefeita impôs um ritmo bastante positivo ao colocar os salários dos servidores em dia (uma reclamação gigantesca do ex-prefeito). Hoje, os servidores sejam eles efetivos ou não já sabem que contam com o salário na conta ainda no mês trabalhado. Além disso, dona Graça obteve uma importante vitória política no ano de 2022 com a eleição da governadora Raquel Lyra a quem apoiou na cidade. A tucana obteve quase 44% dos votos válidos.
Por lá, os nomes que são lembrados como prováveis opositores na eleição de 2024 são o ex-vereador e advogado Rinaldo Barros (que apoiou Danilo Cabral no primeiro turno) e o cirurgião-dentista Caio Almeida que foi candidato a vice de Rinaldo em 2020. Não está descartada a entrada na disputa de Wellington Andrade que também disputou o pleito de 2020.
Xexéu também não é exceção quando se fala em aprovação de prefeitos. O atual prefeito, Thiago de Miel , vem fazendo uma gestão que está chamando a atenção de toda a população. O trabalho realizado pelo prefeito que imprimiu uma marca bastante positiva em sua gestão trouxe um resultado eleitoral bastante positivo na cidade.
No município, o prefeito conseguiu fazer dos seus candidatos os majoritários na cidade. Miguel Coelho, mesmo não sendo conhecido na mata sul obteve quase 50% dos votos válidos. Os deputados do prefeito André Ferreira e Antonio Coelho também obtiveram mais de 50% dos votos. Thiago foi o grande vitorioso na eleição do seu município e só mostrando que é sem dúvida o grande favorito do pleito de 2024. Na cidade, ninguém sabe quem vai enfrentá-lo pela oposição. As conversas são totalmente soltas o que faz do prefeito, o favorito para o pleito municipal.
Amanhã, traremos mais quatro nomes da região da mata sul e os cenários político para estas cidades.
Enrolado - Se nestas cidades acima os nomes dos citados são os prováveis reeleitos, o mesmo não se pode dizer do atual prefeito de Tamandaré, Carrapicho (Republicanos). Totalmente enrolado na administração municipal, Carrapicho enfrentará uma fortíssima oposição que é liderada pelo ex-prefeito Hildo Hacker e pelo deputado estadual France Hacker. Além disso, Carrapicho sofre investigações na Câmara e na Justiça o que já deixam a sua gestão totalmente cambaleada.
Favorito - Quem também está numa situação bastante positiva na região agreste, é o prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins (PSDB). Filiado ao partido de Raquel Lyra, o prefeito conta ainda com o apoio do deputado Joãozinho Tenório (Patriotas) que é vice-líder do Governo na Assembleia. Além disso, Duguinha tem imprimido uma gestão positiva honrando a forma como recebeu do seu antecessor.
Quem vai enfrentar? - Josafá Almeida (União Brasil) que é prefeito de São Caetano está em seu primeiro mandato como gestor da cidade e simplesmente não se sabe quem irá enfrentá-lo. Josafá está com uma gestão aprovada por cerca de 90% da população e deu uma excelente votação para os seus candidatos em 2022 o que o cacifa para a eleição do próximo ano.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário