terça-feira, 23 de maio de 2023

Caos na gestão em Garanhuns afeta reeleição do prefeito Sivaldo Albino

 

Em Garanhuns, uma das cidades mais importantes do agreste pernambucano, a gestão pública tem sido negligenciada pelo atual prefeito, Sivaldo Albino (PSB). A saúde do município encontra-se na UTI, e são inúmeras, as denúncias dos profissionais de saúde, com relação aos cargos de chefia entregues a políticos de outros municípios, por troca de apoios. Sivaldo esqueceu de cuidar da gestão em seu município, os problemas no sistema de saúde vão além disso, começam com a rede municipal sucateada, com a falta de médicos e insumos, além da falta de investimentos na melhoria dos equipamentos médicos.

 

Mesmo depois de toda a carga que o PSB deu na gestão do atual prefeito, com muito investimentos e obras, Sivaldo não conseguiu criar musculatura e sua gestão capenga nas avaliações dos institutos de pesquisas. Entre tantos problemas enfrentados por Sivaldo, a falta de planejamento de gestão e o cuidado com a coisa pública, que talvez seja confundido pelo atual prefeito. A falta de cuidado, e a confusão que o atual prefeito faz entre o público e o privado, fez a segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), condená-lo pela prática de nepotismo, atendendo parecer Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE).

 

Pelo parecer elaborado pela procuradora de Contas Germana Laureano, apontou que o irmão do prefeito Sivaldo Albino, o vereador Johny Albino, que também é presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, realizou nomeação do seu sobrinho Cayo Albino (filho do prefeito) para cargo em comissão. Ele atuou como gerente de articulação de políticas do Poder Legislativo Municipal. Ou seja, não havendo o zelo e o cuidado que um gestor público deve direcionar sua administração.

 

Continuando os graves problemas protagonizados pelo atual gestor, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou ação civil pública, requerendo à Justiça que o Município de Garanhuns se abstenha da cobrança de taxa de serviços diversos, instituída pelo artigo 146 do Código Tributário Municipal. A taxa foi criada com a finalidade de custear a emissão das guias de pagamento.

 

Além da Vara Regional da Infância e Juventude de Garanhuns, que acolheu outro pleito do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e deferiu tutela de urgência para obrigar o Município de Garanhuns a adotar uma série de medidas de manutenção e ordenamento do transporte escolar oferecido aos alunos da rede municipal.  E ainda foi deferida multa de R$ 2 mil por veículo apreendido ou flagrado em situação de irregularidade em qualquer das hipóteses previstas.


O atual prefeito foi eleito com apenas 34,39% dos votos, ou seja, uma margem bastante apertada para o segundo colocado, Dr. Silvino, que chegou a 31,54%. Isso mostra que o atual prefeito teria que fazer uma administração bem arrumada, que desse uma folga política, para que pudesse ampliar essa pequena vantagem com as ações positivas da gestão, o que não acontece em Garanhuns.

 

Nas eleições de 2022, o que ficou evidenciado é que de fato quem detém mais força política/eleitoral na cidade, é o ex-prefeito Izaías Régis (PSDB). Que coordenou a vitória de sua candidata a governadora, Raquel Lyra (PSDB), no município. No primeiro turno, Raquel saiu vitoriosa com 38,66% dos votos, ante os 17,76% dos votos do candidato do prefeito, Danilo Cabral.

 

Seguindo a mesma linha, Izaías candidato a deputado estadual saiu majoritário na cidade, obteve 22.381 votos, 32,07%. Uma frente de mais de 10% sobre o filho do prefeito Cayo Albino, que obteve míseros 15.328 votos, 21,97%. Mesmo com toda estrutura e carga da máquina, a candidatura de Cayo não conseguiu emplacar, pela péssima avaliação da administração do pai.

 

Diga-se de passagem, o deputado estadual Izaías Régis, deixou a prefeitura com mais de 60% de aprovação, mesmo depois de 8 anos de gestão, o que não é fácil. A caminhada é longa, ainda tem muito tempo e a gestão pode se recuperar, mas, Izaías segue na cola, e é forte candidato para tentar barrar a reeleição do atual prefeito.

 

Severino venceu outra – Informado que os nomes “Severino” e “Juvenal” eram finalistas na votação para batizar o jumento que se tornaria mascote do “Rockgol”, programa da MTV, o então presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, não perdeu a esportiva: “Nem essa eleição eu perco.” Não perdeu mesmo: os internautas da MTV deram ao jegue o seu nome.

Fonte: Blog PE URGENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário