quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Duas brigas boas pela frente

 

Com a posse da governadora Raquel Lyra (PSDB) e dos chefes de executivo não apenas nos estados mas também de Lula (PT) na presidência, os olhares do meio político se voltam agora para duas eleições que tem um peso importante: a presidência da Assembleia Legislativa e a Amupe. A eleição para a presidência do legislativo estadual acontece no dia 01 de fevereiro e nos bastidores já existe uma disputa interna para ver quem consegue a maioria de votos dos 49 deputados estaduais eleitos e que tomarão posse no dia 01. 

Os nomes lembrados até o momento são os de Álvaro Porto (PSDB) e Antônio Moraes (PP). É improvável que haja um consenso entre os dois para que não ocorra a disputa. No último biênio, Álvaro disputou a eleição com Eriberto Medeiros que na época estava no PP. Medeiros foi vitorioso e conseguiu o feito de presidir a Alepe durante esta legislatura que acaba agora em 31 de janeiro. Álvaro não conseguiu ser vitorioso mas passou a ter seu nome lembrado após a vitória de Raquel Lyra ao Governo. Ainda no primeiro turno, quando a tucana passou a ser a favorita para vencer o pleito, os deputados já davam como certa a entrada de Álvaro Porto no páreo. O tucano subiu no palanque de Raquel desde a fase do movimento Levanta Pernambuco e de lá não desceu mais. 

Álvaro teve o nome referendado pelo ex-senador Armando Monteiro que foi um dos grandes entusiastas da campanha de Raquel. Mas, não será uma eleição tá fácil e é preciso ver como se dará os próximos passos e às ações tanto de um quanto do outro. Antonio Moraes que tem seu nome lembrado para a disputa é querido na Casa e pode surpreender. Ele tem o apoio de parte do União Brasil, do seu partido, o PP. Moraes também espera ter o apoio dos deputados do PSB. O que dificulta a situação de Moraes é que a oposição a Raquel não está unida ao seu nome. A título de exemplo, os deputados estaduais eleitos pelo Solidariedade (partido de Marília Arraes que disputou com Raquel) já manifestaram o desejo de votarem em Álvaro Porto.

Para algumas figuras da Casa, o tucano é sem dúvida alguma o favorito para vencer a eleição, mas é preciso com muito cuidado observar os próximos acontecimentos políticos até a data da eleição.

Amupe - A eleição para presidência da Amupe também deve acontecer no próximo mês de fevereiro e os eleitos tomando posse em março. A prefeita de Igarassu, Elcione (PSDB), tem demonstrado vontade de entrar no pleito que deverá ser contra a prefeitura de Surubim, Ana Célia (PSB).Romero Leal, prefeito de Vertentes, também ensaiou entrada nesta disputa mas já pulou fora.

Unale - O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) tomou posse como presidente da Unale na tarde do dia 02. Ele foi eleito para o cargo, por unanimidade, em Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada na 25ª Conferência Nacional da Unale, no último mês de novembro, em Recife.

O mi mi mi - O secretário de Turismo, Daniel Coelho, disse que algumas críticas referentes aos cargos comissionados exonerados pela governadora Raquel Lyra não passam de mi mi mim de quem perdeu a eleição. "O que há, é uma dificuldade dos derrotados em aceitar o resultado das urnas. Não aceitar que perderam e que agora temos um novo governo é um péssimo comportamento. Ficar gritando por isso, é o que popularmente, chamamos de mimimi" disse Daniel.

Agenda - Nesta quinta-feira, a governadora Raquel Lyra participa da passagem de comandos da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco.


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário