Um dos políticos mais experientes e respeitados de Pernambuco, José Múcio Monteiro construiu uma brilhante trajetória nacional, tendo sido deputado federal por cinco mandatos, ministro das Relações Institucionais e ministro do Tribunal de Contas da União. O pernambucano havia se aposentado do TCU para dedicar-se à iniciativa privada, porém ontem foi oficializada sua convocação para o ministério da Defesa.
Múcio na época em que assumiu as Relações Institucionais fez um grande trabalho em prol do governo Lula, pois transita bem no Congresso Nacional e goza de muito prestígio entre os diversos poderes constituídos em Brasília. Foi a partir de então que ele chegou a ser nomeado pelo petista para o TCU e agora novamente ele terá uma missão importantíssima que é estabelecer uma relação institucional e harmônica do governo Lula com as forças armadas, uma vez que durante o governo Jair Bolsonaro houve uma participação efetiva de seus integrantes em diversas funções importantes do governo.
Lula fará uma espécie de desmilitarização do governo, o que precisará de muita habilidade do ministro da Defesa, e ninguém melhor do que José Múcio Monteiro para desempenhar esta função, que não só o ajudará na relação com as forças armadas como também em outras áreas do governo, devido a sua capacidade de diálogo e de articulação. Ganha Lula, ganha o país e ganha Pernambuco, que na primeira leva de ministros anunciados teve a oficialização de um de seus melhores quadros para a Esplanada dos Ministérios.
Atenções – Após a eliminação da seleção brasileira da Copa do Mundo nos pênaltis para a Croácia, as atenções se voltam novamente para a política. Tanto no âmbito federal, quando teremos a oficialização da equipe ministerial do presidente eleito Lula, quanto no âmbito local, onde a governadora eleita Raquel Lyra deverá oficializar seu secretariado.
Haddad na Fazenda – O presidente eleito Lula confirmou as especulações e oficializou o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, como ministro da Fazenda. A escolha sofre resistências do mercado financeiro, que esperava alguém mais ao centro para comandar a economia do país.
Primeiro – Dentre os nomes do PSB especulados para a equipe de Lula, o senador eleito Flávio Dino (MA) foi o único oficializado para o ministério da Justiça. O ex-governador de São Paulo, Márcio França, e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, seguem cotados para outras pastas.
Marília Arraes – Apesar das especulações de que poderá assumir o ministério do Turismo em um dos espaços destinados às mulheres na equipe do governo Lula, ainda há muito ceticismo quanto a oficialização de seu nome. Os próprios aliados da deputada e ex-candidata à governadora não querem alimentar as expectativas para não haver uma frustração maior, preferem aguardar uma posição oficial do presidente eleito.
Comemoração – Os irmãos Anderson Ferreira e André Ferreira, do PL, completam neste sábado 50 anos de idade. Eles irão festejar os resultados muito positivo das eleições deste ano, uma vez que André foi o federal mais votado e Anderson teve ótima votação para governador.
Inocente quer saber – Além de José Múcio, quantos pernambucanos estarão na equipe ministerial de Lula?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário