Nesse período de pré-campanha e também de campanha eleitoral geralmente focamos os olhos na disputa eleitoral do Recife, e em segundo nas disputas dos maiores colégios eleitorais do estado. No entanto, é importante que cada um analise e acompanhe também a campanha política de sua cidade no interior do estado. Além de acompanhar, é bom lembrar da grande importância dessas cidades para o desenvolvimento do estado.
Para se ter ideia da importância de acompanhar às eleições também em cidades do interior, basta dizer que nós não tivemos um segundo turno nas eleições de 2018 para governador por uma diferença de apenas 36 mil votos. Essa votação poderia ter sido maior ou menor ou sequer ter acontecido e ter levado o pleito para o segundo turno não fosse o empenho de prefeitos, vices e vereadores pelo estado.
Isso é uma demonstração de que o interior tem uma importância muito grande não só na política municipal como está passando a ter reconhecido a importância no cenário estadual. Por isso, o resultado da eleição em todos os municípios do estado e não apenas no Recife vai desenhar o quadro atual da política de Pernambuco.
Qual partido sairá mais forte do pleito? Qual partido cresceu? Qual diminuiu? Tudo isso tem um significado grande e imenso para o que podemos esperar tanto dos novos gestores em 2021 como de uma disputa política de 2022.
Foto Ilustração
Bolsonaro - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou neste domingo (23) ter vontade de agredir um repórter do jornal O Globo após ser questionado sobre os depósitos feitos pelo ex-policial militar Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama Michelle Bolsonaro. O jornalista questionou o presidente sobre os motivos para o ex-assessor do seu filho Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) ter repassado R$ 89 mil para a conta de Michele. "A vontade é encher tua boca com uma porrada, tá?", respondeu o presidente. Desde então, Bolsonaro não havia se manifestado sobre o assunto.
De olho - Em um momento de escassez de recursos, muitos municípios estão com os cofres reforçados, mas sem movimentar esses valores, que poderiam ser fundamentais no investimento de ações emergenciais de combate à pandemia da Covid-19. Segundo especialistas, apenas somando as cidades pernambucanas, acredita-se que um montante superior a R$ 200 milhões está disponível para se aplicar exclusivamente na área da saúde. Porém, eles observam que o temor de incorrer em qualquer irregularidade e ser alvo dos órgãos fiscalizadores, em um ano de eleição, com a campanha batendo à porta, contribuem para a inibição de alguns prefeitos, muitas vezes sem um conhecimento mais apurado da lei e, até mesmo, devido à falta de estrutura dos Executivos municipais.
Projeto - Com o objetivo de destacar o município de Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, como berço de importantes manifestações populares do Estado, um projeto pretende transformar a Associação de Maracatu de Baque Solto do município em Memorial do Maracatu Rural de Pernambuco. A autoria é do empresário da área de educação e pré-candidato a vereador de Aliança, nas eleições de 2020, Gebson Fortunato (PSB). “Se conseguir alcançar o objetivo de chegar na Câmara de Vereadores, vamos trabalhar para criar um verdadeiro museu do Maracatu Rural. Afinal, nosso município é o berço desta manifestação tão importante da nossa cultura”, destacou Gebson.
Glória de Goitá - O ex-senador Armando Monteiro se reuniu com Eduardo Vasconcelos (DEM), pré-candidato a prefeito de Glória do Goitá, na Mata Norte do estado. O encontro foi no escritório político do presidente de honra do PTB de Pernambuco e foi marcado pela declaração pública de apoio à chapa que terá a odontóloga, Winny Miranda, do PTB, como vice.
Preparando a tropa - Pré-candidata à reeleição, a Doutora Nadegi (Republicanos) iniciou, nesse sábado (22), uma série de reuniões com os pré-candidatos a vereadores que compõem sua frente política. Participaram do encontro, que respeitou as normas de distanciamento social, os partidos Cidadania, PCdoB, PSD e PTC. “Quando a campanha começar, nosso exército vai para as ruas defender esse projeto que representa a verdadeira mudança para Camaragibe. Estancamos a corrupção há anos instalada na prefeitura, organizamos a casa e estamos trabalhando muito para devolver dignidade e serviços públicos de qualidade ao nosso povo”, destacou a Doutora Nadegi.
Engraçado demais - O ex-prefeito Eduardo Tabosa da cidade de Cumaru, achou ruim porque suas contas de 1998 foram reprovadas pelo Tribunal de Contas e tiveram parecer aprovado pela Câmara de Cumaru, que vai ser judicializado porque o mesmo conseguiu uma liminar no TJPE. O engraçado é a justificativa que ele deu. "Uma coisa que foi de 1998 só vão mexer agora?" indagou. E por um acaso, irregularidade em gestão pública tem prazo de validade e os efeitos não são pagos pela população de Cumaru? É cada uma.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Fonte:
Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário