Com a corrida eleitoral de 2024 se aproximando, alguns nomes começam a serem especulados para concorrerem a Prefeitura do Recife. A maioria deles carrega um recall do pleito de 2022. Priscila Krause (Cidadania), atual vice-governadora, é considerado um fortíssimo nome neste campo. O cargo atual de Priscila não a torna inelegível em nenhuma Prefeitura do estado e também não a obriga que renuncie ao cargo. Ela pode tranquilamente disputar a Prefeitura do Recife e caso não obtenha sucesso continua no cargo de vice-governadora. Outro nome do campo político da governadora Raquel Lyra é o secretário de Turismo Daniel Coelho que já disputou a Prefeitura em 2012, ano em que quase conseguiu ir para o segundo turno contra Geraldo Júlio e em 2016. Desde o ano de 2016 devido a múltiplas candidaturas no campo de centro-direita a disputa no segundo turno ocorre entre nomes da esquerda.
Foi assim que em 2020, mesmo com fortes nomes no campo da direita que obtiveram 41% dos votos válidos, a multiplicidade de nomes fez com que o Recife assiste a um segundo turno entre o atual prefeito João Campos e a ex-deputada Marília Arraes. Na época, João Campos foi o candidato que melhor conseguiu se comunicar com essa parcela do eleitorado de centro-direita e venceu a disputa derrotando Marília Arraes.
Outros nomes também deste campo são lembrados como o deputado federal André Ferreira (PL) que teve uma expressiva votação para deputado em Recife, e o ex-ministro Gilson Machado que também teve uma expressiva votação para o Senado em Recife. O que atrapalha ambos é que são do mesmo partido e de alas diferentes. André Ferreira é aliado de Bolsonaro, mas o seu discurso é de direita não tão próxima ao ex-presidente. Bem diferente de Gilson Machado que tem uma linha política ligadíssima ao ex-presidente e inclusive tenta junto com ele que o comando do PL vá para suas mãos. Algo que é muito difícil pois Valdemar da Costa Neto é muito ligado a Anderson e André Ferreira de muito tempo. Além disso, a candidatura de Anderson ao Governo de Pernambuco em 2022, ajudou o partido a eleger quatro deputados federais e cinco deputados estaduais.
Quem também está colocando o nome à disposição da oposição pelo PSOL é a deputada estadual Dani Portela que atualmente está na liderança de oposição na Assembleia Legislativa. O PSOL sempre apresenta um nome para disputar o executivo municipal. A exceção foi justamente em 2020 quando o partido se aliou a Marília Arraes indicando o seu candidato a vice que foi João Arnaldo.
A opção Túlio - Quem também tem aparecido como opção para concorrer a Prefeitura é o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede). A pretensão de Túlio não é de hoje. Em 2020 ele tentou disputar pelo PDT, mas o partido terminou se aliando a João Campos. A REDE faz parte da federação com o PSOL e apenas um nome (ou Dani ou Túlio) pode sair desse bolo.
Jaboatão - O nome da deputada federal Clarissa Tércio (PP) foi citado pelo deputado federal Eduardo da Fonte para disputar a Prefeitura do Recife. No entanto, o que se comenta é que Clarissa deve entrar mesmo na disputa pela Prefeitura de Jaboatão. O deputado estadual Junior Tercio que teve seu nome ventilado para a Prefeitura de Jaboatão pode disputar o município de Paulista.
Alinhamento - O sonho de consumo do deputado estadual João Paulo (PT) é de voltar a disputar a Prefeitura do Recife pelo PT. No entanto, com a aliança entre o seu partido e o PSB, esse sonho pode não se realizar em 2024. Embora petistas insistam que a decisão de uma aliança com o PSB se passe pela direção nacional o que se diz é que será quase impossível algum nome do PT disputar no Recife. Isso porque o PT muito provavelmente também ficará de fora da disputa pela Prefeitura de São Paulo onde o PSB pretende lançar a deputada Tabata Amaral. O PT apoiará Boulos na corrida sucessória paulista.
Sem desejo - O PT de Jaboatão dos Guararapes já manifestou o desejo que o deputado João Paulo dispute a Prefeitura daquela cidade. O petista agradeceu a atenção, mas até o momento não demonstrou nenhum interesse em entrar na corrida eleitoral.
Sem Festa - A cidade de Água Preta na mata sul do estado que é comandada por Noé Magalhães (PSB), cancelou a Festa do Trabalhador que seria realizada hoje.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário