sábado, 20 de maio de 2023

Após conquista, mulheres ficarão de fora do TCE

  

Com a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco, para a vaga ocupada até então por Teresa Duere se afunilando entre apenas dois nomes (Rodrigo Novaes e Joaquim Lira) o colegiado ficará sem nenhuma mulher entre os quadros. Isso ocorre vinte anos após a primeira mulher chegar ao posto de conselheira: Teresa Duere. É um fato a se lamentar bastante, mas vamos ter sim esse passo atrás, podemos assim dizer no TCE. E isso ocorre num momento em que a mulher passa a ocupar um papel importante na política e nos cargos políticos. Em 2018, tivemos a primeira mulher eleita vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos. No ano de 2019, por cerca de uma semana a deputada estadual Simone Santana assumiu a presidência da Assembleia Legislativa. 

No ano de 2020, Isabella de Roldão foi eleita na chapa do prefeito João Campos, a primeira vice-prefeita do Recife. Em 2022 tivemos a primeira senadora eleita por Pernambuco, Teresa Leitão, e a primeira governadora, Raquel Lyra. Também foi eleita Priscila Krause, vice-governadora. Cresceu também o número de mulheres na Câmara Federal e também na Assembleia Legislativa. Mas é justamente na Assembleia e por escolha dos deputados de onde sairá o próximo conselheiro do TCE que vença quem vencer a única vaga ocupada por uma mulher, voltará a ser ocupada por um homem. Independentemente da competência de ambos, tanto de Rodrigo Novaes quanto de Joaquim Lira, não vamos ter uma conselheira para o lugar de Teresa Duere e as mulheres terão que esperar mais um tempo para compor novamente os quadros do TCE. Querendo ou não, é um retrocesso.

Em entrevista recente, Teresa Duere chegou a defender o nome de uma mulher para o Tribunal. Infelizmente sua voz não foi ouvida e a única que estava mostrando alguma disposição em entrar na disputa, a deputada estadual Débora Almeida, desistiu e disse que continuaria sua vida pública na política. 

Espera - A próxima vaga que se abrirá no TCE será daqui a nove anos. Ou seja, teremos no Tribunal de Contas de Pernambuco uma lacuna de pelo menos uma década sem nenhuma representação feminina após a conquista da chegada de uma mulher.

Sem negros - Por falar em questão de minoria, o TCE também não tem nenhum de seus conselheiros afrodescendentes. Mesmo o nosso estado tendo sido comandado nos últimos anos por pessoas ou que se declararam de esquerda ou alinhados com esses pensamentos mas parece que não ligaram para corrigir esse erro histórico.

Destaque - Tem chamando atenção na mídia e redes sociais a desenvoltura do Vereador do Recife Marco Aurélio Filho em defesa do SESC e SENAC que podem perder 5% do seu orçamento para promoção do Brasil no exterior através da EMBRATUR. Há quem diga que a vereança já é muito pouco para o parlamentar. Vamos aguardar.

Alerta - Primeiro negro a ser escolhido para ser ministro do STF, Joaquim Barbosa também fez um alerta durante a semana ao presidente Lula. Joaquim Barbosa afirmou que o presidente Lula (PT) cometerá "um grande erro" se não indicar um ministro ou ministra negra para a Corte. "Lula foi um ousado ao me nomear. O Brasil ainda vivia o mito da democracia racial. Seria um contrassenso e um paradoxo que, 20 anos depois, quando houve avanço nas políticas de igualdade racial iniciadas no primeiro governo Lula, e que também levaram a iniciativas privadas, que este governo não nomeie pelo menos um negro", disse Joaquim Barbosa.

Fora da disputa - Um dos que pleiteavam a vaga de conselheiro do TCE, o deputado federal Guilherme Uchoa Junior, desistiu ontem. "Anuncio que deixo a disputa pela vaga do TCE e desejo aos deputados muita responsabilidade na escolha e ao eleito que honre o legado da Casa de Contas de Pernambuco que é uma referência nacional" disse Uchoa.

Codevasf -  O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Andrade, nomeou Gustavo Melo para a Superintendência Regional em Petrolina do órgão.O novo superintendente da Codevasf ocupou a presidência da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimentos (Abracen) enquanto esteve no comando do Centro de Abastecimento e Logística (Ceasa) de Pernambuco Ceasa, entre 2015 e 2022.

Transnordestina - Pernambuco será reintegrado ao projeto da Transnordestina, com o ramal ferroviário entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife. O anúncio foi feito ontem, após uma ampla articulação da governadora Raquel Lyra com o governo federal, deputados federais e estaduais. O ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu a reintegração da Transnordestina a Pernambuco durante reunião de trabalho com a governadora, a vice-governadora Priscila Krause e dez secretários estaduais, no Palácio do Campo das Princesas.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário