terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Amupe chega a consenso e terá rodízio entre Márcia Conrado e Marcelo Gouveia

 

Foto: Divulgação

O deputado estadual José Patriota, na condição de prefeito de Afogados da Ingazeira e importante articulador do PSB, foi alçado à condição de presidente da Amupe por onde passou um longo tempo, inclusive a partir de 2021, quando deixou de ser prefeito e ainda assim foi mantido na presidência da instituição.

Nas eleições deste ano, os prefeitos e ex-prefeitos pernambucanos irão escolher aquele que representará os municípios pelos próximos dois anos. O pleito ocorre no dia 27 deste mês, até ontem havia uma expectativa de bate-chapa, porém com uma articulação liderada por José Patriota, houve um consenso em torno da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), que presidirá a instituição durante o ano de 2023, enquanto o prefeito Marcelo Gouveia (PSD), de Paudalho, será o presidente em 2024, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), abdicou de sua candidatura em prol da unidade.

Presidir a Amupe confere muita capilaridade política entre os 184 municípios pernambucanos, pois cabe ao detentor da função a articulação conjunta de diversas ações junto aos governos estadual e federal, o que possibilita muito prestígio ao presidente, e após a própria ascensão de José Patriota a uma cadeira na Alepe, muitos acreditam que o próximo ocupante da presidência poderá ampliar seu raio de atuação e ganhar protagonismo na política estadual. Agora caberá a Márcia, em 2024, a Marcelo, a manutenção da força e da capilaridade da Amupe em todo o estado.

Contas – O diretório nacional do PROS terá que devolver aos cofres públicos R$ 1,9 milhão devidamente atualizados, a serem pagos com recursos próprios. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral e seguiu parecer do Ministério Público Eleitoral, que opinou pela desaprovação das contas relativas a 2017, em razão das irregularidades verificadas. De acordo com o relator do caso e presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, as irregularidades na prestação de contas atingem 22,6% dos recursos recebidos pelo partido do Fundo Partidário e consistem em falhas graves. Alexandre destacou ainda que “a confusão entre público e privado na gestão das legendas políticas dever ser exterminada”.

Estacionamento – Os foliões que forem brincar o Carnaval no Recife Antigo terão a opção de deixar os veículos no estacionamento do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Cais do Apolo. A Corte irá disponibilizar um total de 337 vagas do edifício-sede, no espaço que fica ao lado do Tribunal Regional do Trabalho. A ação decorre de uma parceria do TRF com a Prefeitura do Recife.

Paulista – O ex-vereador Edmilson do Pagode, que apoiou a deputada federal Iza Arruda (MDB), recebeu o apoio do grupo político da parlamentar, que inclui o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), para disputar a prefeitura de Paulista em 2024.

Prioridade – Após o encontro com a governadora Raquel Lyra, parlamentares da bancada federal defendem que a tucana reavalie a prioridade na Transnordestina, e coloque foco na viabilização do Arco Metropolitano. Eles argumentam que o ramal da ferrovia é muito mais complexo de se viabilizar do que a obra que irá desafogar o trânsito na região metropolitana.

Inocente quer saber – A Amupe venceu com a chapa consensual?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário