Foto: Divulgação
Faltando pouco mais de dois meses para as eleições da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), intensificam-se as movimentações e as articulações para a escolha do nome para a nova composição. A governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), tem dito que não vai interferir no processo, no entanto, experiente como é, com passagem pela própria Assembleia como deputada, e como chefe do Executivo Municipal quando esteve prefeita da cidade de Caruaru, Raquel sabe como ninguém, que grande parte do sucesso do seu governo depende exclusivamente de ter um aliado de confiança na presidência da Alepe.
A Federação 'Pernambuco Quer Mudar', formada por PSDB, Cidadania e PRTB, pela qual Raquel Lyra foi eleita Governadora de Pernambuco, conseguiu eleger três deputados; Álvaro Porto, Debora Almeida, e Izaías Régis. Todos pertencem ao PSDB.
Os três parlamentares eleitos acima citados estiveram com a candidata desde o primeiro turno. No entanto, durante a campanha do segundo turno, Raquel Lyra conseguiu o apoio de mais 21 deputados estaduais, eleitos na primeira fase das eleições. Se confirmado, ela terá uma base de 24 dos 49 representantes do Legislativo estadual.
Dado a importância de ser ter uma harmonia entre o Executivo e o Legislativo para o bom andamento da administração, entende-se, que o posicionamento da tucana é apenas uma estratégia. Vários nomes estão sendo especulados como opções, que Raquel poderá ter como favorito no cargo de mandatário da Casa de Joaquim Nabuco.
O nome do deputado Antônio Moraes (PP) encabeça a lista. Experiente, segue para seu sétimo mandato na Casa Parlamentar. No passado recente ajudou Raquel quando ela precisou de uma sigla partidária para se candidatar à prefeita de Caruaru. É candidatíssimo a eleição da Mesa. Álvaro Porto, eleito pelo PSDB, teve um papel muito importante no processo para a eleição da nova Governadora. Esteve sempre presente em todos os momentos. É da mesma sigla, e foi quem disputou contra o atual presidente Eriberto Medeiros (PSB). O nome do deputado pastor Cleiton Collins (PP), está sendo muito lembrado e também tem experiência na Casa. É articulado e pode contribuir como aliado do Executivo estadual. O Coronel Alberto Feitosa (PL), está na disputa como excelente opção. É um quadro bem-visto que reúne qualificações, que se confirmado, pode oferecer a tranquilidade necessária para o novo governo.
A expectativa da escolha do nome que irá atuar como o principal na Casa de Lei do estado de Pernambuco, se dar, pela importância do bom relacionamento que a chefe do Executivo terá que ter com o novo presidente. A alegação de Raquel de que não vai interferir nas eleições da Alepe não se sustenta. Ela sabe disso.
Curtinhas
Transição: Quase um mês após começar os trabalhos, o Gabinete de Transição está cada vez mais próximo de mostrar a cara do futuro governo Lula (PT). Até o final desta semana, os grupos técnicos precisam entregar relatórios propondo atos e revogaços para o início dos trabalhos. São, ao todo, 31 GTs em áreas que devem virar ministérios ou secretarias, como Economia, Educação, Cultura e Igualdade racial.
Futebol: Passado o susto, é hora de voltar ao plano original. Nesta segunda-feira (5/12), a Seleção Brasileira entra em campo no Estádio 974, em Doha, no Catar, para a partida pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022 contra a Coreia do Sul. Quem vencer passa para as quartas e mantém vivo o sonho do título.
Governo: Os comandantes do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira avaliaram antecipar a troca dos chefes das Forças, mas declinaram da ideia nos últimos dias.
Fonte: Blog do Alberes Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário