A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), esteve reunida com a bancada federal em Brasília. O encontro que foi coordenado pelo deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) serviu para que a governadora apresentasse suas prioridades no tocante aos recursos federais frutos de emendas parlamentares para a gestão que se iniciará no dia 1 de janeiro.
De acordo com o deputado federal Augusto Coutinho, a bancada parlamentar de Pernambuco tem uma tradição histórica com as causas do estado e não será diferente com esta nova bancada. A expectativa da bancada pernambucana é manter uma relação harmoniosa, cordial e de colaboração com o governo eleito, o que ajudará na execução das demandas da governadora junto aos parlamentares.
Desde que foi eleita no último dia 30 de outubro, essa foi a primeira vez que Raquel Lyra teve um contato direto com os parlamentares federais e evidenciou que o diálogo com a bancada será prioritário nestes próximos quatro anos, mantendo a boa relação que seu antecessor Paulo Câmara nutriu com os parlamentares ao longo dos oito anos em que esteve à frente do Palácio do Campo das Princesas.
Transição – Enquanto Raquel Lyra se reunia com a bancada federal em Brasília, a vice-governadora eleita Priscila Krause esteve reunida com o secretário da Casa Civil, José Neto, para apresentar a equipe de transição do governo eleito. Além da própria Priscila, estão na equipe de transição: Túlio Vilaça, Eduardo Vieira, Carolina Cabral, Fernando Holanda, Manoel Medeiros Neto, Ana Maraiza de Sousa, Bárbara Florêncio e Nayllê Rodrigues. Muitos desses nomes estiveram na gestão de Raquel no período em que foi prefeita de Caruaru e parte deles pode integrar o secretariado do futuro governo.
Sobras – O PSB e o Podemos pediram ao STF uma medida cautelar para permitir que, na terceira fase de distribuição das vagas de deputados das sobras eleitorais, sejam incluídos todos os partidos que participaram das eleições, independentemente do quociente alcançado. Esta é a segunda ação questionando os critérios para distribuição das sobras recebida pelo STF. Os partidos alegam erro na forma de cálculo adotada pela Justiça Eleitoral e sustentam que isso pode levar a distorções, como um partido ficar com todas as vagas da Câmara, caso seja o único a alcançar o quociente. A ação foi distribuída ao ministro Ricardo Lewandowski.
Pardal – O aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, registrou 52.920 denúncias de propaganda eleitoral irregular nas eleições de 2022, um aumento de 8,72% em comparação com o pleito de 2018. Em 2022, o recorde diário foi em 2 de outubro, data do primeiro turno, com 5.332 denúncias. O Estado de São Paulo acumulou o maior número de denúncias, com 7.438, seguido por Minas, com 5.639. Pernambuco foi o terceiro lugar nacional, com 4.929.
Homenagem – Agradeço a todos aqueles que participaram da sessão solene em homenagem ao nosso blog na Câmara Municipal do Recife, bem como enviaram mensagens de felicitações justificando a ausência. Foi um evento que contou com diversas presenças do mundo político, artístico e empresarial pernambucano.
Inocente quer saber – Quais foram as principais solicitações da governadora eleita aos deputados federais?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário