Prefeitos, vereadores e secretários municipais movimentaram a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta quarta-feira, 9 de novembro. Muitos vieram buscar orientações dos analistas técnicos da entidade sobre os mais diversos assuntos da administração local.
Com uma comitiva grande de vereadores e secretários, o prefeito de Caxambu (SC), Glauber Burlet, veio buscar orientações sobre Saúde, Assistência Social e Educação. “A CNM dispõe de áreas técnicas que nos orientaram a respeito das mais diversas demandas do Município. Eu sempre trago vereadores, inclusive de oposição, e secretários, para que a gente possa debater de maneira mais transparente possível sobre os problemas existentes no Município, sobre as demandas, para que os problemas sejam debatidos em grupo e encaminhadas as resoluções respectivas também em grupo”, disse.
O Censo 2022 foi outra dúvida levantada por alguns gestores durante visita à sede. Um deles foi o prefeito de Babaçulândia (TO), Franciel de Brito Gomes. “Nosso Município pode descer de 0.8 para 0.6, o que ocasionaria uma perda de R$ 3,6 milhões por ano. Viemos à entidade para buscar uma solução. A CNM sempre nos apoia para a gente poder sair daqui com o caminho certo para buscar atitudes no nosso Município. Saio muito feliz, satisfeito. Aqui sabemos que é a casa dos prefeitos e a gente, sempre que vem a Brasília e passa aqui, é muito bem recebido e temos que agradecer a CNM por ser tão parceira dos prefeitos”, completou.
Importância da CNM
Sempre que visita a capital federal, o prefeito de Lassance (MG), Paulo Elias Rodrigues, já coloca na agenda de visitas a passagem pela CNM. “Eu acho que o prefeito de todo o Brasil que vir a Brasília tem que passar na CNM. Porque se não vier é a mesma coisa que não cumprir com aquilo que é a sua obrigação. Aqui a gente busca conhecimento sempre. Eu trago demandas, dúvidas, encontro a equipe técnica e levo soluções para meu Município”, enalteceu.
“Só nós sabemos as dificuldades do nosso Município que a gente vem enfrentando. Por isso, quando venho a Brasília busco conhecimento e tirar dúvidas sobre pautas importantes para o nosso Município”, complementou o prefeito de São Joaquim do Monte (PE), Eduardo José de Oliveira Lins.
Primeira vez na sede
À frente da administração local pela primeira vez, o prefeito de Macedônia (SP), Reginaldo Eloy Marcomini dos Reis, realizou a primeira visita à sede da entidade. O gestor, que foi vereador anteriormente, reforçou que é bem diferente o legislativo para o executivo, especialmente por ter assumido a gestão em um ano tão atípico como a pandemia da Covid-19. “Foram muitos os desafios, já que o primeiro ano foi bem difícil pra gente, mas esperamos ser melhor, especialmente no próximo ano. É a minha primeira vez aqui na sede da CNM. A gente sabe da representatividade que a CNM tem para nós, Municípios, defendendo as pautas municipalistas e tentando fazer o melhor para os nossos Municípios”, disse.
Carteirinha
Entre os benefícios oferecidos pela entidade a Municípios filiados, está a Carteirinha de Prefeito. Em busca deste documento oficial, a prefeita de Caseara (TO), Ildislene Bernardo da Silva Santana, passou rapidamente pela sede da entidade. “A carteirinha é um documento muito importante porque temos acessibilidade a muitos locais sem enrolação. Basta apresentar a carteirinha. Eu já tinha adquirido a minha, mas perdi e vim aqui na sede hoje solicitar novamente”, finalizou.
Também estive na sede da CNM uma comitiva de prefeitos do Rio Grande do Norte. Liderados pelo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e prefeito de São Tomé (RN), Anteomar Pereira da Silva (Babá), estavam presentes os prefeitos de Monte Alegre (RN), André Rodrigues da Silva; de Venha-Ver (RN), Cleitom Jacome da Costa; Macaíba (RN), Edivaldo Emídio da Silva Júnior.
Recebidos pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, também estiveram na sede o prefeito de Tartarugalzinho (AP), Bruno Rezende, e os vereadores do Município: Felipe Rezende; Alessandro da Silva; Leandro Ferreira; Edivan Menezes; Rosinaldo Paiva; Glaucio de Oliveira; e José Nunes.
Confira a galeria de fotos.
Por: Lívia Villela e Mabilia Souza
Fonte:Da Agência CNM de Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário