sexta-feira, 11 de julho de 2014

Recomeço

Brito: Ola, leitores do blog.



O nosso website está online. EM BREVE CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTA DE AGOSTO em  WWW.BLOGDBRITO.COM.BR  

A partir de agora, o blog do brito, continuará ativo no (blogspot.com) para consultar as postagens anteriores ao dia 14/07/2014. Contudo, o blog do brito não será mais atualizado no (blogspot.com) passando a postar no website

Cláudia Leite, Fafá de Belém, Calypso e musa serão atrações na festa do Padroeiro São Lourenço mártir de 2014





A festa mais esperada do ano da região metropolitana a festa do Padroeiro São Lourenço mártir será marcada novamente por grandes atrações nacionais e da região, o vice-prefeito Gino Albanes e secretário de cultura Adalberto Legal estão ultimando os últimos detalhes para festa deste ano, a prefeitura esta realizando a Contratação de uma empresa especializada em realização de eventos, com toda infra estrutura de montagem de palco, som, iluminação e Gerador para festa do padroeiro do município.

A programação completa estará pronta entre quarta e sexta-feira da próxima semana, mas  estão confirmadas as seguintes atrações. 

Cláudia Leite (sábado 2 de Agosto) 

Fafá de Belém (domingo 3 de Agosto)

Calypso (domingo 10 de Agosto) 



Já as outras atrações são as seguintes:


Cavaleiros do forró 



AVilões do forró 



Banda Lapada 



Saia Rodada



CIA do Calypso 



Magníficos 



Musa 



Forró Pegado 



Luan Estilizado 

Ação sensibilizou moradores sobre os cuidados com a saúde, nesta sexta (11)

A Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Sanitária, movimentou na manhã desta sexta-feira (11) o projeto Saúde na Copa. A ação, que foi aberta às 9 horas, na Praça do Canhão, orientou a população sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e AIDS, aferição de pressão, vacinação contra Hepatite B e Gripe, além de passar dicas sobre a Saúde da Mulher, agravos (como a dengue, esquistossomose e hanseníase), alimentação saudável e produção sanitária ambiental.
De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Jadson Seelig, 50 profissionais participaram diretamente da iniciativa. “Já passaram por aqui mais de 300 pessoas. Me surpreendi com esse quantitativo e com a sensibilidade deles para atender aos chamados da Secretaria para os cuidados com a Saúde”, disse.
Para a moradora de Tiúma, Maria José da Silva, de 53 anos, a realização do projeto foi muito boa. “Recebi as vacinas de Hepatite e Gripe e também já passei pelas orientações. Pra mim, essa ação foi muito boa para esclarecer e passar informações. Muita gente não sabe como cuidar da Saúde”, comentou.

Fonte : Redação-SECOM.


EUA, dono da TelexFree é preso, no Brasil é candidato

Carlos Costa, diretor de marketing da Telexfree

O diretor de marketing, sócio e porta-voz da TelexFree no Brasil (que leva o nome de Ympactus), Carlos Roberto Costa, está se candidatando a uma vaga na Câmara. Costa filiou-se ao Partido Republicano Progressista (PRP) e quer concorrer ao cargo de deputado federal pelo Espírito Santo.

A candidatura ainda não está confirmada, pois os pedidos de impugnação podem ser entregues à justiça eleitoral até as 19 horas do dia 12. Contudo, por obra da morosidade do Judiciário, não há nenhum impedimento conhecido que tire de Costa o direito de se candidatar.

Enquanto nos Estados Unidos os dirigentes da TelexFree foram presos tão logo a justiça americana detectou provas de que se tratava de um amplo esquema de pirâmide, a Justiça brasileira leva mais de um ano investigando o caso, sem que a acusação seja concluída.

As investigações no Brasil começaram em maio de 2013, enquanto nos EUA, ocorreram no início de 2014. A prisão do presidente da TelexFree americana, James Merrill, foi decretada em maio deste ano. Outro sócio da empresa, Carlos Wanzeler, também teve a prisão decretada, porém fugiu para o Brasil antes de o mandado ser expedido.

Fonte :Blog do Magno Martins.

Prefeitura inicia obras do novo velório municipal, em Nova Tiúma.

Com o objetivo de proporcionar mais dignidade e respeito às famílias são lourencenses que, em algum momento em suas vidas, irão precisar se despedir de seus entes queridos, a Prefeitura de São Lourenço da Mata, dando continuidade aos trabalhos de urbanização, realizou esta semana a limpeza do terreno onde será construído o segundo velório municipal. O local fica localizado na PE-05, em Nova Tiúma.
O novo ambiente será construído com recursos próprios, orçados em R$ 226 mil, e irá contar com sala administrativa, depósito, dois banheiros, duas capelas, duas salas para velório, jardim e estacionamento. De acordo com o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Ivaldo Beltrão, após a limpeza será realizada a licitação do projeto, que já acontece na próxima semana.
“Desapropriamos o terreno, fizemos a limpeza, vamos fazer a licitação, e após definirmos quem será a empresa que irá ganhar o projeto, teremos um prazo de 150 dias para entregar essa nova obra, que representa o resgate de mais um compromisso do Governo Municipal em atender o anseio da nossa população”, explicou.
O município conta com quatro cemitérios, localizados no Centro, onde fica o atual velório; Tiúma; Matriz da Luz; e Lajes.
Fonte :Redação-SECOM.

Prazo para registro individual de candidato termina em 12 de julho

Às 19h deste sábado (12) termina o prazo final para os candidatos, escolhidos em convenção partidária para concorrer às Eleições Gerais de 2014, requererem seus registros individuais de candidaturas perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) eTribunais Regionais Eleitorais (TREs), caso seus partidos políticos ou coligações não os tenham solicitado até as 19h do dia 5 de julho. As convenções partidárias ocorreram de 10 a 30 de junho.
O candidato nesta situação tem 48 horas para entrar com o pedido individual de candidatura, a partir da publicação do edital contendo a lista de candidatos pelo respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O prazo final de registro desses candidatos vigora até o dia 12 de julho, porque a Justiça Eleitoral tem justamente até esta quinta-feira (10) para publicar os editais com as listas dos pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos ou coligações até o dia 5 de julho. No caso, o candidato deve seguir as mesmas regras dos requerimentos de registro respeitadas por partidos ou coligações até o dia 5 de julho.
Pelo parágrafo 4º do artigo 11 da Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997), “na hipótese de o partido ou coligação não requerer o registro de seus candidatos, estes poderão fazê-lo perante a Justiça Eleitoral, observado o prazo máximo de quarenta e oito horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pela Justiça Eleitoral”.
Fonte :TSE.

Projeto Saúde na Copa orienta moradores, nesta sexta (11)

Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura de São Lourenço da Mata movimenta na Praça do Canhão, no Centro da cidade, o projeto Saúde na Copa. A ação, que é a culminância das atividades de prevenção realizadas durante o período do Mundial de 2014, é organizada pela Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Sanitária. Entre os serviços que serão oferecidos estão à aferição de pressão, a testagem de diabete, além de orientações sobre a Dengue e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
A iniciativa, que terá sua abertura às 9 horas, seguirá atendendo aos moradores do município até às 14 horas. De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Jadson Seelig, o objetivo é chamar atenção dos são lourencenses para os cuidados com a saúde. “Pretendemos sensibilizar a população para promover uma melhor qualidade de vida, através de orientações, tais como o cuidado com a dengue, que irá fortalecer o nosso trabalho de prevenção”, explicou.
 Fonte :Redação-SECOM.

Na TV: Dilma terá o dobro de Aécio e Eduardo juntos


A coligação de partidos que apoia a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) nas eleições presidenciais deste ano terá 11 minutos e 48 segundos em cada bloco de 25 minutos da propaganda eleitoral de rádio e televisão ao dia. O tempo é quase três vezes maior que o reservado à coligação de partidos do candidato Aécio Neves (PSDB), que terá direito a 4 minutos e 31 segundos.Terceiro colocado nas últimas pesquisas de intenção de votos, o candidato do PSB, Eduardo Campos, se apresentará com 1 minuto e 49 segundos.

Os tempos foram estabelecidos em minuta de resolução que ainda terá que ser aprovada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (De O Globo - Isabel Braga)

Fonte :Blog de Magno Martins.

Ex-adversários, tucanos extaltam Paulo em Jaboatão

Até Terezinha Nunes, oposição declarada a Eduardo Campos, participou do ato (Foto: Bruno Campos/FolhaPE)














Até bem pouco tempo em Pernambuco PSDB e PSB não caminhavam do mesmo lado. Eram adversários ferrenhos na gestão estadual e municipal do Recife. Nas eleições deste ano, os dois partidos caminharão lado a lado integrando a Frente Popular de Paulo Câmara (PSB), candidato ao Governo de Pernambuco, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), ao Senado.
Nesta quinta-feira (10), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), e o seu filho, Betinho Gomes (PSDB), candidato a Câmara Federal, reuniram mais de mil pessoas para referendar e assumir publicamente as suas posições políticas nas eleições deste ano.
“Este evento que estamos realizando hoje em Jaboatão é para assumirmos publicamente o compromisso de não apenas apoiar Paulo Câmara e Fernando Bezerra, mas para ir além do voto. Vamos mobilizar os quatro cantos desta cidade para eleger os candidatos da Frente Popular”, discursou Elias Gomes.
“Para continuar avançando, Jaboatão vai precisar de Fernando no Senado e Paulo no Palácio do Campo das Princesas”, complementou o prefeito do segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco.
Betinho Gomes, anfitrião da noite, reforçou o discurso do pai. “Na Câmara Federal, vou incomodar Paulo e Fernando Bezerra no Senado para conseguir mais investimentos para Jaboatão e para o Cabo”.
Por fim, Paulo Câmara destacou a importância que o PSDB teve para tirar o Brasil da crise econômica na década de 90 e que contará com as contribuições do partidos para governar Pernambuco, se eleito. “O PSDB foi o partido que ajudou o Brasil a acabar com a inflação. E podem ter certeza, Betinho e Elias, que incluir no meu programa de governo as sugestões que vocês nos enviaram. Vamos governar Pernambuco com o apoio de mais de 21 partidos”, finalizou Câmara.
Fonte :Blog da Folha de PE.

Kombis e Vans continuam realizando transporte irregular em São Lourenço da mata

                            Quinta-feira(10) 9:h da manhã  parada do interior

Parece não ter solução a situação do transporte irregular existente em nosso município, e possível ver diariamente principalmente na parada do interior onde as Vans e Kombis mais atuam, mesmo com toda boa vontade do departamento de Trânsito de São Lourenço da mata para tenta organizar este problema antigo o que vemos são forma paliativas que são feitas um a dois dias como fiscalização, bloqueio entre outras tipos de abordagem mais até o momento sem nenhum resultado pratico.

Infelizmente que vemos é cada vez maior o número de veículos que praticam essas irregularidades em nossa cidade, com isso o tempo passando, fatos como esses são constante no centro de São Lourenço da mata, vamos aguarda algum tipo de atitude do governo municipal para coibir este abuso em nosso município. 

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Sindicatos patronais pedem participação do Estado em negociações com rodoviários

Uma nova audiência entre os sindicatos patronais e os rodoviários que atuam na Região Metropolitanado Recife (RMR) vai acontecer no próximo dia 18, às 9h. A decisão foi informada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) após uma reunião entre as partes, na tarde desta quinta-feira (10). O objetivo é negociar as cláusulas econômicas da pauta de reivindicações dos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus.
Estão participando do processo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros do Estado de Pernambuco (Serpe) e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos de Passageiros do Recife e Regiões Metropolitanas da Mata Sul e Norte (STTREPE), esse último com representantes da atual gestão e da nova diretoria eleita no mês de maio e que tomará posse no fim do ano.
Conforme o MPT, na reunião desta quinta, os sindicatos patronais cobraram a participação do Governodo Estado no processo de negociações, através do Grande Recife Consórcio de Transporte, órgão gestor das linhas de ônibus que circulam na RMR. O encontro foi mediado pelo procurador-chefe do MPT, José Laízio Pinto Júnior.
Entre as reivindicações da pauta dos rodoviários, constam aumentos de salário e do valor do ticket alimentação. Desse modo, a remuneração dos motoristas passaria de R$ 1.605 para R$ 2.086; a dos cobradores, de R$ 783,30 para R$ 1.460,65; e a dos fiscais, de R$ 1.037 para R$ 1.666,20. Já o valor do ticket subiria de R$ 171 para R$ 400.
Fonte :Folha de PE.

Mobilidade e Acessibilidade podem ser inlcuídas na Constituição como direitos fundamentais do cidadão

Pref. Curitiba (PR)
A Mobilidade e a Acessibilidade podem ser incluídas entre os direitos e garantias fundamentais para os cidadãos. Este é o objetivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/2014, apresentada recentemente no Senado Federal. Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), qualquer iniciativa que proporcione melhores condições de mobilidade e acessibilidade para pessoas, especialmente as com deficiência, é positiva.

texto da PEC acrescenta as palavras “mobilidade e acessibilidade” ao artigo 5.º da Constituição Federal, que trata dos direitos e deveres individuais e coletivos. O Brasil é país signatário de acordos internacionais que tratam dessa temática, mas não há na Constituição brasileira algo que reforce esse direito.
A CNM compartilha da mesma posição. A entidade ressalta que no país existem marcos legais - inclusive a lei que fixa diretrizes para Planos de Mobilidade Urbana -, mas um preceito constitucional reforça a necessidade de estabelecer mecanismos que garantam acesso a todos aos bens e serviços públicos.
Pref. Criciúma (SC)
Alerta
Apesar de ser favorável à proposta, a Confederação Nacional de Municípios faz a seguinte ressalva: a legislação, por si só, não garante o direito à Mobilidade e Acessibilidade. “É preciso vontade política paraimplantação de acessos às pessoas com deficiência, incluindo a aplicação de recursos em Mobilidade e fiscalização para cumprimento dos marcos legais”, avalia a CNM.

Na justificativa da PEC, o autor, senador Paulo Paim (PT-RS), aponta o direito à Mobilidade e Acessibilidade para “atividades corriqueiras como ir de casa ao trabalho, do trabalho para a faculdade, de lá para hospitais ecentros de lazer com agilidade e usando a devida infraestrutura”.
Tramitação

A PEC 19/2014 está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Se aprovada segue para avaliação e votação no Plenário da Casa. A Câmara dos Deputados também deve analisar a proposição.

 Fonte:CNM.

A partir de hoje (10), pesquisas devem abranger todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral


A partir desta quinta-feira (10), as pesquisas eleitorais realizadas mediante apresentação da relação de candidatos ao entrevistado devem conter o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura à Justiça Eleitoral. Até o momento, 465 pesquisas eleitorais acerca dos candidatos a presidente da República nas Eleições 2014 foram registradas no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para acessar as pesquisas, clique aqui.


Desde 1º de janeiro, o registro no TSE de pesquisa eleitoral para candidatos à Presidência é obrigatório. Por sua vez, as pesquisas referentes aos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual/distrital devem ser registradas nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Já o registro das pesquisas que englobem, em uma mesma coleta de dados, a eleição presidencial e as eleições federais e estaduais, deverá ser feito tanto no TRE respectivo como no TSE.



O registro das pesquisas é um procedimento realizado via internet a qualquer tempo, independentemente do horário de funcionamento das secretarias dos tribunais eleitorais. As informações e os dados registrados no sistema ficam à disposição de qualquer cidadão interessado, pelo prazo de 30 dias.



Quem divulgar a informação 

sem

 o prévio registro estará sujeito à multa que pode variar de R$ 53 mil a R$ 106 mil, segundo a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), art. 33, parágrafo 3º.


Resolução



Os procedimentos relativos ao registro e à divulgação de pesquisas de opinião pública para as Eleições de 2014 são disciplinados pela Resolução 23.400 do TSE, aprovada pelo Plenário da Corte em 17 de dezembro do ano passado. A norma também proíbe a realização de enquetes e sondagens relativas às Eleições 2014.



Segundo a Lei das Eleições, a diferença entre pesquisa eleitoral e enquete eleitoral consiste no fato de que a primeira deve seguir o rigor dos procedimentos científicos e a segunda apenas faz sondagem da opinião dos eleitores, sem atender aosrequisitos formais, como segmentação dos entrevistados, metodologia, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, entre outros.



A Resolução 23.400 também prevê o uso de equipamentos eletrônicos portáteis, como tablets e similares, para fazer as pesquisas eleitorais, porém esses aparelhos estarão sujeitos a auditorias feitas “a qualquer tempo”, pela Justiça Eleitoral.



A norma estabelece ainda que as pesquisas de opinião pública realizadas em data anterior ao dia do pleito poderão ser divulgadas a qualquer momento, desde que registradas no TSE com no mínimo cinco dias de antecedência da divulgação. A única exceção envolve a chamada pesquisa “boca de urna”, cuja divulgação somente poderá ocorrer após as 17h (horário local) quando se referirem às disputas para os cargos de deputado estadual/distrital, deputado federal, senador e governador, e após as 19h (horário de Brasília), no primeiro turno, e depois das 20h, no segundo turno, quando tratarem das disputas para a Presidência da República.


Fonte :TSE.

Professores de ensino básico poderão ter jornada semanal limitada a 40 horas

Os professores de ensino básico da rede pública poderão ter a carga horária limitada a 40 horas semanais. Em compensação, só serão efetivados na função se ficar comprovado o domínio de técnicas didáticas e de conhecimentos gerais e pedagógicos durante o estágio probatório.
As medidas foram sugeridas por estudantes que participaram do Projeto Jovem Senador e se transformaram em proposta de emenda à Constituição (PEC 49/2013), pronta para ser votada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A matéria tem parecer favorável, com três emendas do relator, senador Paulo Paim (PT-RS).
A PEC estabelece ainda que os professores em sala de aula que tiverem redução de jornada de trabalho após sua promulgação não sofram redução salarial.
De acordo com Paim, a justificação da proposta deixa clara a intenção de intervir em dois “pontos nevrálgicos” da educação brasileira: o regime de trabalho e a formação didático-pedagógica dos professores.
“Acreditamos que a matéria goza de relevância social e pode contribuir para o salto de qualidade na educação básica pública, de toda a sociedade brasileira, mas especialmente dos professores das redes públicas”, avaliou Paim no parecer.
Depois de passar pela CCJ, a PEC 49 passará por dois turnos de discussão e votação no Plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
Fonte :Agência Senado

Projeto destina recursos da merenda escolar para compra de alimentos orgânicos


Major Fábio: a iniciativa fomentará aprodução de alimentos mais saudáveis.


A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6162/13, do deputado Major Fábio (Pros-PB), que reserva parte dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para compra de alimentos orgânicos. 


O programa já destina 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional deDesenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de alimentos de agricultores familiares. Pelo projeto, 30% desse percentual deverão ser utilizados para comprar produtos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos. 



A intenção, segundo o autor, é incentivar a produção de orgânicos, que são mais saudáveis. “A iniciativa fomentará tanto a produção de alimentos mais saudáveis quanto criará meios de escoamento dos produtos”, argumenta o autor. Major Fábio ressalta que o percentual previsto é baixo, mas representará um ponto de partida para impulsionar o mercado de orgânicos no Brasil. 



Tramitação 
proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões deAgricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Educação; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte :Câmara dos deputados.

PSOL anuncia Diálogos Pernambucanos com população


Candidato do PSOL, Zé Gomes, visitou redação da Folha de Pernambuco (Foto: André Nery)
Em visita a redação da Folha de Pernambuco, nesta quinta-feira (10), o candidato aoGoverno de Pernambuco pelo PSOL, Zé Gomes, anunciou que a partir da próxima semana iniciará uma série de encontros temáticos e regionalizados para aprofundar os pontos do programa de governo que o candidato pretende implantar se for eleito.
Batizado de “Diálogos Pernambucanos”, o objetivo do PSOL é ouvir as sugestões que a população tem em cada área. “A grande novidade é que essas reuniões serão transmitidas ao vivo pela internet. Quem não puder participar inloco, poderá acompanhar e dar sua sugestão online através do nosso site e da nossa página no Facebook”, anunciou Zé Gomes.
O candidato do PSOL também detalhou como será a logística da campanha até o dia da eleição. “Nossa campanha será financiada em sua maioria por pessoas físicas. Não aceitamos doações de empresas, empreiteiras, construtoras. Vamos, dentro das nossas limitações, percorrer todo o estado com atividades conjuntas com os nossos proporcionais”, explicou. “Teremos 66 candidatos a estadual e 16 federais. Teremos representação em todas as microrregiões de Pernambuco”, complementou.
JUSTIÇA
Depois que o departamento jurídico do PTB entrou com uma representação contra a coligação da Frente Popular, do candidato Paulo Câmara (PSB) e o TRE obrigou o PSB a retirar os cavaletes, placas e bandeiras em locais proibidos, como pontes e perto de pontos de ônibus, o PSOL também anunciou que entrará com uma representação da mesma natureza.

O partido, no entanto, confirmou a data que o jurídico dará entrada no TRE. “Estamos reunindo as provas, que foram até divulgadas pela Imprensa, e vamos entrar possivelmente na próxima semana”, confirmou Roberto Numeriano, candidato a deputado federal do PSOL.
Fonte :Blog da Folha de PE.

Projeto prevê ajuda federal para 32 Municípios com IDHM muito baixo

Gov. Amapá
Municípios com índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) muito baixo, ou seja, entre 0 e 0,499, podem vir a contar com ajuda federal para superar o subdesenvolvimento. De acordo com o Projeto de Lei6321/2013, essas cidades serão consideradas em Situação de Emergência.
Em Situação de Anormalidade, os Municípios poderão receber verbas da União. Hoje, pela legislação (Lei 12.340/2010) o Executivo federal pode apoiar Estados, Municípios e o Distrito Federal apenas em Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.

Os Municípios que podem ser beneficiados com este projeto segundo pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) são: Assunção do Piauí (PI), Maraã (AM), Cocal dos Alves (PI), Cocal (PI), Pauini (AM), Olivença (AL), Satubinha (MA), Jenipapo dos Vieiras (MA), Santo Antônio do Içá (AM), Betânia do Piauí (PI), Afuá (PA), Ipixuna do Pará (PA), Caxingó (PI), Manari (PE), Itapicuru (BA), São Francisco de Assis do Piauí (PI), Anajás (PA), Amajari (RR), Inhapi (AL), Portel (PA), Ipixuna (AM), Santa Isabel do Rio Negro (AM), Itamarati (AM), Cachoeira do Piriá (PA), Bagre (PA), Jordão (AC), Chaves (PA), Uiramutã (RR), Marajá do Sena (MA), Atalaia do Norte (AM), Fernando Falcão (MA) e Melgaço (PA).

Redução da pobreza
O índice abrange três dimensões do desenvolvimento humano: longevidadeeducação e renda. Ele varia de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento.

O projeto foi encaminhado para análise conclusiva das comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte :Da Agência CNM, com informação da Agência Câmara.