sexta-feira, 19 de maio de 2023

Uma luz no fim do túnel

 

Passados cinco meses do início do terceiro mandato do presidente Lula, parece que as coisas começam finalmente a clarearem para seus aliados em Pernambuco. Uma delas se dá em torno do nome do ex-deputado federal Sebastião Oliveira que pode conseguir a presidência da Hemobrás. A indicação seria do Avante, partido presidido por Sebá em Pernambuco. Waldemar Oliveira, irmão de Sebastião e atual deputado federal teria indicado o ex-deputado Rogério Leão para uma diretoria no órgão. No ano passado após a confirmação de que Sebastião iria disputar a vaga de vice na chapa de Marília Arraes, rompendo aos 45 do segundo tempo com o governo do PSB, Rogério Leão que estava filiado a legenda e com uma reeleição garantida, abriu mão da postulação para apoiar Sebastião e de quebra, Marília Arraes. Ambos foram derrotados no segundo turno.

O nome de Sebastião Oliveira também teria sido apoiado pelo senador Humberto Costa que mostrou que é o nome forte do governo federal em Pernambuco. O senador petista conseguiu também a indicação na Codevasf que irá abranger o ex-secretário Edilázio juntamente com dois nomes ligados ao prefeito João Campos e ao deputado federal Silvio Costa Filho.

Pelas mãos de Humberto, o ex-deputado federal Danilo Cabral está com praticamente os pés dentro da Sudene. A única que não sabe ainda o seu destino é a ex-deputada Marília Arraes que disputou o Governo de Pernambuco pelo Solidariedade. O fato é que a legenda não tem força para conseguir emplacar nenhuma indicação junto a Lula. Nem mesmo o presidente nacional da legenda, Paulinho da Força, conseguiu espaço no governo. Paulinho não é bem visto por setores petistas e o mal estar entre ambos já se arrasta desde a campanha presidencial quando o ex-deputado foi vaiado ao ter seu nome citado em um evento de campanha de Lula.

O que se diz é que a chance de Marília seria conquistar um espaço na Hemobrás, o que não estaria ainda acertado tendo em vista que para isso ela precisaria do aval do senador Humberto Costa que embora a tenha apoiado no segundo turno, ainda carrega muitas mágoas de campanhas passadas. Mas muitas mesmo, não são poucas não.

O problema é o partido - Figuras do governo Lula dizem que Marília Arraes já era para estar contemplada no governo, mas o que estaria pesando contra uma indicação dela é o partido ao qual ela está filiada. O Solidariedade não tem forças para sentar em uma mesa de negociação com Lula, bem diferente de outros partidos como o Republicanos, o PSB, e o Avante.

Volta ao PT - Nos bastidores já chegou a ser comentada uma possível volta de Marília ao PT, o que facilitaria e muito uma entrada sua na gestão Lula. No entanto, a ex-deputada federal enfrenta fortes resistências dentro do próprio estado. Por aqui, ninguém esquece o que Marília fez na campanha quando abandonou o PT, os candidatos da legenda para seguir carreira solo no Solidariedade. "Agora é arcar com às consequências" disse uma fonte petista ao Blog.

Escada - A governadora Raquel Lyra inaugurou ontem o Parque Ambiental Janelas para o Rio do município de Escada. O espaço é destinado à prática de atividades de lazer, esportes e brincadeiras, aliando áreas de convivência a iniciativas de preservação ambiental e à proteção do Rio Ipojuca. 

Aniversário - Antes disso, Raquel esteve presente prestigiando o aniversário de Caruaru ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro e de Bezerros ao lado da prefeita Lucielle.

Consolidação - O deputado estadual Rodrigo Novaes está conseguindo consolidar o seu nome para a vaga deixada por Teresa Duere no Tribunal de Contas. O que se comenta é que o parlamentar que conta com o apoio dos deputados Álvaro Porto e Gustavo Gouveia, além do prefeito João Campos, já tem votos suficientes para conquistar a vaga.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário