terça-feira, 9 de maio de 2023

Débora Almeida diz que está firme e forte para disputar vaga do TCE

A deputada estadual Débora Almeida (PSDB) disse, nesta segunda-feira (8), que sua candidatura à vaga de conselheira no Tribunal de Contas do Estado (TCE) “está firme e forte”. A tucana afirmou estar conversando bastante com os pares na Assembleia Legislativa para fortalecer seu nome e concorrer ao cargo que será aberto até 12 julho, quando a conselheira Teresa Duere vai se aposentar. 

Indagada se pensou em desistir, como algumas lideranças políticas estavam analisando, ela pontuou: “não, isso é fogo amigo. Estou firme e forte”. A deputada frisou que respeita os adversários que se colocaram para a disputa, como Rodrigo Novaes (PSB), Joaquim Lira (PV), Kaio Maniçoba (PP), Francismar Pontes (PSB), e o deputado federal Guilherme Uchôa Júnior (PSB). “Estou preparada, não existe campanha fácil”, declarou.

Nos bastidores, circula a informação de que Débora é a candidata preferida da governadora Raquel Lyra (PSDB), que teria simpatia para que uma mulher ocupasse o cargo de Teresa Duere. O conselho do TCE é composto por sete nomes e tem apenas uma mulher, a própria Teresa Duere. Existem mais nove conselheiros substitutos e apenas um também é mulher: Alda Magalhães.

Para a vaga no TCE aberta por Carlos Porto, que anunciou a aposentadoria na semana passada, apenas duas pessoas pediram a papelada para fazer a inscrição até o final desta tarde. Uma é conhecida dos deputados. Trata-se do advogado Eduardo Porto, sobrinho do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), favorito na disputa. A outra pessoa ainda não divulgou o nome, mas sabe-se que é advogado do Cabo de Santo Agostinho. O período de inscrições termina na quarta-feira (10). E só pode entrar na disputa se conseguir colher pelo menos 10 assinaturas de deputados estaduais.

O TCE é um órgão que tem autonomia administrativa e financeira em relação aos Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). Sua função é a de auxiliar o Legislativo no controle externo de toda a Administração Pública.

Fonte:Blog da Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário