domingo, 12 de fevereiro de 2023

TRANSNORDESTINA: 'Vamos atuar junto a Lula para retomada do ramal de Suape, que BOLSONARO RETIROU do projeto', diz Carlos Veras, a RAQUEL LYRA

 Janaína Pepeu/Divulgação

Raquel Lyra em reunião com deputados federais sobre pautas de Pernambuco - FOTO: Janaína Pepeu/Divulgação
Após reunião da governadora de Pernambuco Raquel Lyra com a bancada de parlamentares federais do Estado, o deputado Carlos Veras (PT-PE), disse que ratificou seu posicionamento em favor de mais investimentos da União para o povo pernambucano. Na encontro, Veras era o único deputado petista do Estado.
Veras disse que defendeu que a conclusão das obras da ferrovia Transnordestina e da Transposição do Rio São Francisco são estratégica para o desenvolvimento de Pernambuco e da região Nordeste.

"Nosso mandato está a serviço do povo pernambucano e, sendo assim, vamos atuar junto ao governo Lula para a retomada do ramal de Suape na Ferrovia Nova Transnordestina, que o velho governo tinha retirado do projeto", declarou.

Presente na reunião com Raquel Lyra, o senador Humberto Costa disse que fará parte da articulação junto aos ministérios da Integração Nacional e dos Transportes.

"A nossa posição será muito firme no sentido de dizer que não há qualquer nível de concordância com a possibilidade de o trecho que vai até Suape não fazer parte dessa estratégia”, comentou.

“A nossa perspectiva é muito mais ampla. Em Suape não será só Pernambuco a se beneficiar. A obra foi pensada para ser estruturadora para o Nordeste. A obra já está bem mais avançada no nosso estado. Então, vale a pena seguir adiante com o que já tínhamos planejado”, complementou a senadora Teresa Leitão.

No encontro, Carlos Veras também defendeu a necessidade de investimentos para o reposicionamento do Complexo Industrial do Portuário de Suape para a requalificação do Metrô, assim como para o fortalecimento da Sudene, da Codevasf e Chesf.

"Vamos recuperar a economia brasileira e garantir, como sempre fizeram os governos petistas, investimentos para Pernambuco e para o Nordeste, equilibrando assim o desenvolvimento regional do país", afirmou.

Raquel Lyra fala sobre Transnordestina


"O Governo Federal solicitou aos governadores que apontassem as obras prioritárias para estruturar a economia de cada estado. E nós colocamos de maneira muito clara a necessidade de fazer a obra da Transnordestina, contemplando o trecho até Suape. Além disso, também incluímos a requalificação do metrô e a construção de novas moradias no nosso estado, como parte daquilo que é prioridade para o estado de Pernambuco”, afirmou Raquel.

“E aqui, de maneira mais urgente, em torno da Transnordestina, sob pena de a gente perder essa oportunidade histórica que temos de ter a integração regional de verdade de maneira intermodal, barateando o custo do nosso frete para poder fazer o transporte para Suape e de Suape para o mundo", disse a governadora.

O governo do Estado informou que, nos encontros, além da reinclusão do ramal Suape-Salgueiro no atual cronograma de construção da ferrovia Transnordestina, foram tratados outros assuntos estratégicos para o desenvolvimento do estado como a redução nas filas de exames e consultas, o acesso à água, a construção de habitacionais e a melhoria nas condições do metrô do Recife. A vice-governadora Priscila Krause participou das reuniões.

Fonte: Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário