sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

RADAR POLÍTICO – Disputa pela Prefeitura do Recife já começou

 

João Campos Recife Raquel Lyra Túlio Gadelha Anderson Ferreira Eleições 2024

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO 

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), já deu claros sinais de que anda trabalhando para pavimentar o caminho da reeleição em 2024. Nesta semana o herdeiro de Eduardo Campos realizou movimentos que atraíram o União Brasil de Luciano Bivar e o PSD de André de Paula para a sua base. Com tais atitudes João mandou um verdadeiro recado para os opositores. O UB e PSD se unem ao PSB, PDT e Republicanos. Existe ainda a expectativa de que João Campos busque atrair a federação (PT, PV e PC do B), além do Solidariedade que se fundiu com o PROS, e o Avante. Todos esses partidos juntos reúnem cerca de 51% do tempo de rádio e televisão já que elegeram 263 dos 513 deputados federais.

Por sua vez, existe uma grande dúvida se o PP de Eduardo da Fonte e o MDB de Jarbas caminharão com João ou ficarão com o candidato(a) da governadora Raquel Lyra à prefeitura do Recife. O PP, que elegeu 47 deputados federais, a quarta maior bancada, representa 9% do tempo de rádio e televisão. Por sua vez, o MDB, que elegeu 42, representa 9%.

Caso queira garantir um bom espaço de rádio e TV para o seu candidato(a), a governadora Raquel Lyra precisará trabalhar para montar o palanque. A sua federação PSDB/Cidadania elegeu apenas 18 deputados federais e terá direito a menos de 4% do espaço da propaganda eleitoral. No atual cenário existe chances de Raquel atrair o PP, MDB e o Podemos que se fundiu ao PSC, o que poderia fazer com que o seu candidato(a) alcance algo próximo a 25% do tempo de rádio e TV. Já o PL de Anderson Ferreira, partido que elegeu 99 deputados federais, a maior bancada, embora sinalize apoio ao Governo de Raquel, deve lançar candidato próprio ao Palácio do Capibaribe. No páreo estão o deputado federal André Ferreira e o ex-ministro Gilson Machado Neto. Deve se unir a esta candidatura o Patriota que se fundirá ao PTB e juntos somarão 5 deputados. Sozinho o PL terá mais de 19% do tempo de rádio e TV. Com o Patriota/PTB chega a 104 deputados e sobe para 20% da propaganda eleitoral.

Por fim, a Federação PSOL/Rede, que elegeu 14 parlamentares, terá próximo a 3% da propaganda eleitoral e caminha para ter o deputado federal Túlio Gadelha como candidato a prefeito do Recife.

AMUPE 1 – No próximo dia 17 a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) da o start para os preparativos da eleição da nova Diretoria para o biênio 2023/2025. Na pauta do encontro está a escolha da Comissão Eleitoral que irá organizar o pleito.

AMUPE 2 – O atual presidente José Patriota não esconde de ninguém a intenção de ser reconduzido ao cargo. Nomes como os das prefeitas Professora Elcione (Igarassu); e Ana Célia (Surubim) são lembradas como opções. Por sua vez existe um movimento que tenta convencer o prefeito Rodrigo Pinheiro (Caruaru) a entrar na disputa.

DUELO DE GIGANTES – A disputa pelo comando do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambuco e Fronteiras (CONIAPE) deve pegar fogo. De um lado está o atual presidente, o prefeito Romero Leal (Vertentes) que busca se manter no posto. Do outro está Josafá Almeida, prefeito de São Caetano, que já colocou o time em campo e tem conseguido arregimentar muitos apoios. Vale lembrar que o Consórcio reúne 24 municípios. A eleição deve ocorrer na segunda quinzena de fevereiro.

ALGUÉM RESPONDE? – Quem será o candidato(a) de Raquel Lyra à Prefeitura do Recife? Daniel Coelho ou Priscila Krause?

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: blogpontodevistape@gmail.com Whatshap (81) 99521-6544

Fonte: Blog Ponto de Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário