sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

João Paulo sonha em voltar a Prefeitura

 

O deputado estadual reeleito pelo PT, João Paulo, não esconde de ninguém que sonha em voltar a comandar a capital pernambucana. João já governou o Recife de 2001 até o ano de 2008 e conquistou um cacife político invejável no estado. Teve o seu nome lembrado para disputar o Governo do Estado em 2002 e bem mais forte, no ano de 2006, mas perdeu a indicação para o senador Humberto Costa. Muitos chegam a dizer que se tivesse disputado naquele ano (2006) contra Eduardo Campos, Mendonça Filho, João teria sido o vitorioso. Mas, a oportunidade passou e ele teve uma nova chance no ano de 2010. 

Ali, com Lula tendo uma aprovação próxima a 90% dos pernambucanos e Eduardo Campos muito perto disso, João Paulo como senador estaria praticamente ungido sem precisar do resultado da eleição e tendo em vista a forte conjuntura política montada por Eduardo. Mas naquela época, João abriu para Humberto que foi eleito senador. Neste ano, João Paulo foi eleito com uma votação expressiva. Mas daí em diante, viu sua liderança ser diminuída dentro do PT após ser derrotado nas eleições majoritárias para o Senado em 2014 e Prefeitura do Recife em 2016 e crescer na legenda um outro nome: Marília Arraes que foi reeleita vereadora em 2016.

Foi eleito e reeleito em eleições difíceis nos anos de 2018 e 2022. Agora, com a chegada de Raquel Lyra (PSDB) ao governo e com Marília fora do PT, João está novamente enxergando a possibilidade de conquistar a Prefeitura do Recife. O parlamentar tem tecido críticas ao modelo de gestão da tucana e já chegou a discutir com outro prefeiturável que é o secretário de Turismo Daniel Coelho. Ainda não se sabe se o PT terá candidatura própria na cidade ou se apoiará a reeleição de João Campos, mas se tiver com certeza João Paulo se cacifa para ser um forte nome dentro da seara petista já que Marília não está mais no partido e existe um acordo para que ela apoie a reeleição de João Campos.

Fantasma - Desde que saiu da Prefeitura do Recife em 2008, João Paulo convive com o fantasma de não ter sido eleito para nenhum cargo majoritário. Em seu currículo, soma-se além da derrota para o Senado em 2014, a Prefeitura do Recife em 2016 e a Prefeitura de Olinda em 2020 desta vez pelo PC do B.

Outro cenário - Quando João Paulo foi eleito prefeito do Recife no ano 2000, o cenário era bem diferente de agora. O presidente Lula é aliado do atual prefeito João Campos que vai disputar a reeleição. Além disso, João Campos pode contar em seu palanque não apenas com o presidente mas também com o vice-presidente da república.

Base - E por falar em João Campos, o prefeito segue ampliando sua base de apoio. Ontem, o PSD que estava na oposição aderiu ao Governo. Cacau de Paula volta a comandar a Secretaria de Turismo do Recife. O PSD fazia parte do governo de João Campos mas rompeu assim que André de Paula resolveu disputar o Senado na chapa de Marília Arraes.

Homenagem - O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) foi homenageado  pela Defensoria Publica de Pernambuco (DPE) com a medalha Eduardo Campos. A mais alta honraria da instituição se deu pelos relevantes serviços prestados pelo deputado a DPE. Ao longo de sua vida pública, Silvio Filho tem destinado recursos para o fortalecimento da instituição, que atua em defesa da sociedade em diversas áreas do direito.    

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário