segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Disputa pelo comando da Alepe anima bastidores da política

Apenas duas semanas separam a posse dos deputados estaduais eleitos e com isso a eleição para a mesa diretora de Alepe. No mesmo dia ocorrem também a posse e eleição dos novos deputados federais e de um terço do Senado e também a eleição para o comando das duas Casas. Aqui, a disputa pelo comando da Alepe tem sido um dos assuntos mais comentados no meio político. No cenário atual, dois nomes estão colocados como candidatos ao comando da Casa: Álvaro Porto (PSDB) e Antonio Moraes (PP). O PP comandou a Alepe desde o ano de 2018 até o ano passado quando Eriberto Medeiros migrou para o PSB. 

No entanto, o nome mais forte atualmente para presidir a Casa é o deputado estadual Álvaro Porto que disputará a presidência pela segunda vez. Porto foi aliado de primeira hora da governadora Raquel Lyra (PSDB) e tem um ótimo trânsito com os deputados estaduais. O nome do parlamentar já entrou na rota de assuntos durante a semana com a possibilidade de um consenso dos parlamentares para seja quase que por aclamação.

No entanto, se para a presidência da Alepe dois nomes são colocados como prováveis candidatos, a disputa pela primeira secretaria promete ser bastante acirrada. Já manifestam o desejo de disputar o cargo os deputados Gustavo Gouveia (SD), Rodrigo Novaes (PSDB), Danilo Godoy (PSB), e Aglailson Victor (PSB). De todos esses nomes, apenas Danilo e Rodrigo pediram votos para Raquel Lyra no segundo turno e os demais apoiaram Marília Arraes. Como a eleição para governador já passou e os palanques foram desmontados, o que o voto de cada parlamentar dado em outubro passado conta para a eleição da mesa? conta muito. É bem mais fácil termos a eleição de um aliado da governadora Raquel Lyra eleito do que alguém que ficou contra ela. 

Para se ter uma ideia, os dois nomes que estão postos para disputarem a presidência do legislativo, ambos, votaram em Raquel Lyra no segundo turno com uma observação sobre o nome de Álvaro Porto que votou e fez campanha ainda no primeiro turno, o que ajudou muito a ganhar respaldo entre os parlamentares. Como ambos os cargos são de envergadura e de destaque, dificilmente os parlamentares colocarão alguém que se declarou ou declare oposição a governadora.

Raquel Lyra - A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assinou a manutenção da cessão de dezenas de servidores a órgãos como Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e a prefeituras, como as do Recife e de Olinda. Dessa forma, os servidores estaduais não vão voltar para o Estado e vão permanecer nos órgãos aos quais foram cedidos.

Olinda - O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, realizou vistoria, ontem, nas ladeiras do Sítio Histórico. O objetivo foi o de fiscalizar o funcionamento de toda a operação montada para as prévias carnavalescas deste fim de semana. Antes de começar o trajeto, Lupércio se reuniu com parte do secretariado para avaliar os primeiros resultados. Todo o planejamento tem como propósito a garantia da segurança e tranquilidade durante o deslocamento feito pelos cortejos.

Independente - A deputada estadual Socorro Pimentel (UB), disse em entrevista à Folha que vai atuar com independência na Alepe. A parlamentar assumiu o seu mandato no dia 31 de dezembro por ocasião da posse de Priscila Krause como vice-governadora. Socorro toma posse novamente juntamente com seus colegas no próximo dia 01 de fevereiro por ocasião de sua eleição como deputada estadual no último mês de outubro de 2022.

Grupos - Pimentel ainda afirmou em sua entrevista que a nova legislatura da Alepe deve ser formada de três grupos de parlamentares. Os da base de apoio a Raquel Lyra, os que farão oposição ao seu governo e os independentes. Socorro Pimentel disse que quando for o momento de votar a favor do governo votará, mas também não hesitará em fazer oposição quando achar que é momento.

Festa - A cidade de Vitória de Santo Antão está em festa em celebração ao seu padroeiro. A festividade, iniciada no último sábado  se estende até a próxima terça-feira, data em que é feriado no município. Este ano o tradicional evento religioso chega à sua 398ª edição e tem como tema “Neste ano sinodal, caminhemos em comunhão, rumo aos 400 anos de devoção ao glorioso Santo Antão”.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagra: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário