segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

A provável disputa pela prefeitura de Caruaru em 2024

 

Foto: Divulgação

Um dos maiores colégios eleitorais do estado, Caruaru teve uma eleição atípica no ano passado, quando conseguiu eleger a sua ex-prefeita como governadora, mas em compensação perdeu representatividade na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Com a renúncia de Raquel Lyra, o então vice-prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) assumiu o comando da cidade e tem buscado imprimir uma marca de trabalho para se cacifar em busca da reeleição.

Além dele, quatro grupos estão no páreo, os ex-deputados estaduais Tony Gel (MDB), que pode ser candidato ou lançar seu filho Tonynho como nome para a sucessão, José Queiroz (PDT) que já demonstrou interesse em governar a cidade pela quinta vez e Erick Lessa (PP) que pode tentar pela terceira vez a prefeitura. O outro nome é o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) que já sinalizou que disputará a prefeitura pela primeira vez, Rodolfo é o único parlamentar de mandato que deverá entrar na disputa.

Correndo por fora estão o presidente da Câmara, o vereador Bruno Lambreta (PSDB), que sonha em disputar o executivo, mas para isso teria que conquistar o aval da governadora Raquel Lyra, que até o presente momento deverá marchar com o projeto do seu sucessor, e o ex-candidato a prefeito e a deputado Raffiê Dellon (União Brasil).

A prefeitura de Caruaru sempre trouxe protagonismo aos seus ocupantes, porém com a vitória de Raquel Lyra no ano passado, o prefeito que se eleger em 2024 sempre será visto como uma opção representativa para voos maiores pelo destaque desempenhado por Caruaru em todo o estado.

Mano Medeiros – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), tem intensificado sua presença em todas as áreas da cidade. O gestor não só vem inaugurando obras como dialogando permanentemente com a população. Sua postura tem sido um diferencial na construção da imagem de um gestor sintonizado com a necessidade de Jaboatão, que deverá tê-lo na busca pela reeleição em 2024.

Biblioteca – O prefeito João Campos tomou uma decisão extremamente acertada ao anunciar que irá utilizar a passarela da Herculano Bandeira como uma biblioteca do Compaz. A medida foi bem recebida pela população do entorno que será diretamente beneficiada com um equipamento efetivo bem como pela sociedade em geral que viu a prefeitura sanar um problema que significava desperdício de dinheiro público.

Eduardo da Fonte – Principal pilar de sustentação da governadora Raquel Lyra, o PP do deputado federal Eduardo da Fonte deverá ser contemplado com espaços significativos no segundo escalão. Se confirmado o que se espera, o PP poderá emplacar órgãos como o Grande Recife Consórcio de Transporte, que tem forte capilaridade dentro do governo.

Indefinição – Passada a primeira quinzena do governo Lula, grandes expoentes da Frente Popular ainda não tiveram sua participação definida. Além do ex-governador Paulo Câmara, os deputados federais Danilo Cabral, Milton Coelho, Marília Arraes e Sebastião Oliveira, seguem sem saber qual função irão desempenhar a partir de fevereiro, quando estarão sem mandatos.

Inocente quer saber – João Campos dará qual secretaria ao PT?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário