terça-feira, 22 de novembro de 2022

Sertão do Pajeú ganhará protagonismo com José Patriota na Alepe

 

Foto: Divulgação 


Importante área do estado de Pernambuco, o Pajeú deve ganhar um papel de maior protagonismo na Assembleia Legislativa (Alepe) a partir de fevereiro de 2023. Com a eleição de José Patriota (PSB), com 43.586 votos (0,87%), pautas voltadas à região serão defendidas com maior afinco na Casa de Joaquim Nabuco. O atual presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) foi prefeito de Afogados da Ingazeira por dois mandatos.


O Pajeú está localizado no Sertão de Pernambuco, ocupa uma área que representa 8,78% do território estadual e conta com população de aproximadamente 300 mil pessoas. O nome da região vem do nome do seu rio. O Rio Pajeú nasce na serra do Balanço, em Brejinho, já nos limites com a Paraíba.


Mesmo antes de ser eleito deputado estadual, em outubro deste ano, José Patriota já mostra ter articulação política, liderança em todo o estado e um poder de convencimento acima da mádia. Como presidente da Amupe, seu trabalho sempre foi muito elogiado pelos gestores municipais pelo bom trabalho executado.


Integram o Sertão do Pajeú as seguintes cidades: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, CarnaÍba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama.


Curtinhas


Política: Na tentativa de conseguir aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, um grupo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca aliados do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), para negociar apoio. A proposta garante o pagamento de R$ 600 para o Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família) e o aumento real do salário mínimo.


Ministério: Em 2018, o então presidente eleito Jair Bolsonaro (então no PSL, hoje no PL) escalou nove dos 36 integrantes da equipe de transição para ministérios. À época, Bolsonaro não indicou os 50 nomes que a lei permite para o governo eleito. Enquanto isso, em 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue há 20 dias após a eleição sem anunciar nenhum ministro.


Eleições: Associações de integrantes dos Tribunais de Contas lançaram uma nota conjunta nesta 2ª feira (21.nov.2022) expressando “repúdio” contra as declarações feitas pelo ministro Augusto Nardes, do TCU (Tribunal de Contas da União), de que estaria havendo um “movimento muito forte nas casernas” brasileiras.

Fonte: Blog do Alberes Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário