segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Raquel Lyra terá encontro com bancada estadual na quarta

 

Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Após ter uma conversa com a bancada federal em Brasília na semana passada, a governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), marcou uma nova reunião, desta vez com a bancada estadual, composta por 49 deputados estaduais eleitos. O encontro será num hotel em Boa Viagem na próxima quarta-feira e deverá ter a participação de parlamentares desta legislatura que não estarão na próxima.

Dentre os temas centrais, certamente a governadora irá direcionar o desenho da estrutura administrativa da nova gestão, que precisará passar por aprovação na Casa Joaquim Nabuco. Além disso, a discussão sobre a composição da mesa diretora estará no radar, sobretudo porque alguns parlamentares já se movimentam com o objetivo de presidir aquele poder legislativo.

A formação da base governista também será outro assunto no radar da conversa, pois Raquel Lyra foi eleita com apenas três parlamentares em sua base oficial de apoio, Alvaro Porto, Débora Almeida e Izaias Regis, mas no segundo turno diversos deputados a apoiaram, a exemplo de Rodrigo Novaes (PSB), Antônio Moraes, Adalto Santos, Claudiano Filho, Cleiton Collins, Jefferson Timóteo, Pastor Junior Tércio (PP), Antônio Coelho, Cléber Chaparral e Romero Sales Filho (União Brasil), além destes nomes outros parlamentares já se decidiram pela base governista, que deverá contar com no mínimo 30 deputados, podendo passar de 35 integrantes.

Do lado dos parlamentares, há forte expectativa para esta conversa, uma vez que será para muitos o primeiro contato direto com a futura ocupante do Palácio do Campo das Princesas. Inclusive, há um direcionamento de alguns deputados de criar a emenda impositiva e ampliar o valor destinado a cada parlamentar, que certamente será colocado na discussão com o futuro governo.

Desembargadora – O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), nomeou a procuradora Cibele Benevides Guedes da Fonseca para ocupar uma vaga de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com sede no Recife, na vaga do quinto constitucional que cabe ao Ministério Público Federal (MPF). A nova desembargadora foi indicada em lista sêxtupla pelo próprio MPF e teve o nome enviado em lista tríplice para o Palácio do Planalto, após votação do próprio TRF5. “Pela primeira vez na História uma mulher do Rio Grande do Norte, e também uma mulher do MPF, é nomeada desembargadora do TRF5. Espero ser capaz de cumprir tamanha responsabilidade, sempre com muita humildade, disposição para aprender e estudar sempre, e principalmente de ser justa, porque o desafio todo sempre foi e é pela busca por Justiça”, afirmou.

CadÚnico – A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou uma Ação Civil Pública solicitando que o prazo para atualização das informações do Cadastro Único (CadÚnico), que foi encerrado na última sexta-feira (11), seja prorrogado por mais três meses e que o Governo Federal não cancele os benefícios assistenciais das pessoas que não estiverem com os dados atualizados. O Ministério da Cidadania já havia decidido, no último mês, prorrogar o prazo por mais 30 dias. A revisão dos dados é necessária para evitar a suspensão ou o cancelamento de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil.

Inocente quer saber – Quem possui a preferência de Raquel para ocupar a presidência da Alepe?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário