Após oito anos comandando os destinos de Pernambuco, Paulo Câmara sai de cena com a sensação de dever cumprido. Raquel Lyra, primeira mulher a ocupar o posto mais cobiçado da política estadual, vai encontrar uma casa bem arrumada.
De perfil mais técnico do que político, o atual governador escolheu a educação como eixo estruturador da sua gestão. Apesar das diversas crises que encontrou pela frente, dentre elas a pandemia, ele colocou o estado no topo do ranking nacional do ensino médio. Saltar de 27 para 60 o número de escolas técnicas é uma conquista que merece ser destacada. A universalização do ensino em tempo integral fica como uma das marcas registradas do seu trabalho na área.
Os robustos investimentos em educação resultaram na atração de novos empreendimentos. De 2018 para cá, mais de 50 empresas abriram ou expandiram suas atividades em Pernambuco, gerando mais renda e oportunidades. Nada disso seria possível se não existisse um solo fértil e preparado para brotar mão de obra qualificada.
Raquel Lyra herdará um estado equilibrado, com contas em dia e seguindo a rota do desenvolvimento. A recuperação da capacidade de crédito fez com que, por meio do Plano Retomada, Pernambuco pudesse anunciar R$ 5 bilhões em investimentos, o que gerou 130 mil empregos. Esse cenário favorável contrasta com o da maioria dos entes da Federação. A governadora eleita contará com recursos em caixa e uma máquina pronta para superar os desafios do futuro. O caminho está pavimentado. É só seguir.
Fonte:FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário