quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Teresa terá uma grande responsabilidade no Senado Federal

Pernambuco sempre teve nacionalmente um papel de destaque na política. Nomes políticos daqui de nosso estado sempre tiveram suas vozes ouvidas independente da posição ideológica. Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos, Marco Maciel, Eduardo Campos, Fernando Bezerra Coelho, Armando Monteiro, Humberto Costa, sempre participaram ativamente da política nacional não apenas engrandecendo os seus nomes, mas também colocando Pernambuco como destaque. Agora, iniciamos um novo momento em nossa terra. Desta vez sob o comando de mulheres.

O papel e a desenvoltura de Teresa Leitão, primeira mulher eleita para representar Pernambuco no Senado já coloca sobre ela uma grande responsabilidade. A petista assume um papel de aliada do futuro governo federal mas independente disso, Teresa tem como através de seu trabalho em defesa da educação conseguir liderar esse novo processo e liderança entregue às mulheres pernambucanas. O desafio é gigante tendo em vista que Teresa chega em uma Casa que terá a maioria de seus representantes em campo oposto ao seu. Só a título de exemplo podemos citar o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro que venceu a disputa pelo Senado no Paraná. Embora esteja com seu mandato sofrendo questionamentos judiciais, Sérgio Moro deve assumir e cumprir o que ele mesmo já anunciou: um papel de oposição ferrenha ao PT.

Teremos então grandes embates também com o Senador Humberto Costa que já comunicou a Lula que pretende articular a defesa do Governo naquela Casa que terá um cenário bem mais complicado. A senadora eleita assumirá uma cadeira com uma vantagem para o seu partido e o seu campo ideológico que era ocupada por Fernando Bezerra Coelho, opositor do PT nacionalmente.

Na província, Teresa Leitão terá um trabalho de aglutinar o seu trabalho legislativo sendo um elo entre a governadora eleita Raquel Lyra, os prefeitos e o Governo Federal. Algo que Fernando Bezerra Coelho sabia fazer era dialogar em busca de destinar recursos não apenas para Pernambuco como para os municípios pernambucanos. Esta intenção (de ajudar os municípios) foi um compromisso assumido na campanha eleitoral. É um grande desafio e responsabilidade que Teresa terá como primeira senadora eleita por Pernambuco.

Convocação - Os prefeitos já tem data para se reunirem em 2023 e fazerem cobranças ao Governo Lula. Será no final do mês março. De 27 a 30 de março ocorrerá a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Mulheres - O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar de uma só vez um combo de ministras mulheres nos próximos dias. Entre elas, a senadora Simone Tebet (MDB) e a deputada federal eleita Marina Silva (Rede).

Diplomação - A governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB) e a vice-governadora eleita, Priscila Krause (Cidadania) serão diplomadas na próxima segunda-feira (19) às 16h. O presidente do TRE Pernambuco, desembargador André Guimarães, entregará os documentos assinados a Raquel e a Priscila.

Inauguração - Na cidade do Paulista, as Lojas Pernambucanas foram inauguradas nesta terça-feira (13). O CEO da empresa, Sergio Borriello, realizou o corte da fita de inauguração da loja ao lado de Wilma Lundgren, Taciana Lundgren e Anton Lundgren. É o estabelecimento número 500 no Brasil e o sétimo no estado de Pernambuco. O evento também contou com a presença de secretários municipais da Prefeitura do Paulista.

Despedida - Faleceu na última segunda-feira (12) o Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova. Monsenhor Jonas fez história na Igreja e principalmente na Renovação Carismática Católica. Uma das casas de missão da Canção Nova se encontra em Gravatá, na Diocese de Caruaru.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário