Com a fusão do PROS e do Solidariedade que não atingiram a cláusula de barreira e viram na fusão a saída para a manutenção de seus quadros, os olhares se voltam para os parlamentares eleitos pelo Solidariedade na Alepe e também na Câmara Federal. Eurípedes Júnior, que atualmente é presidente do Pros, comandará o partido nos próximos anos. O comando será alternado com o grupo liderado por Paulinho da Força.
Isso abre uma brecha importante: qualquer deputado eleito pode mudar de legenda tão logo a fusão seja formalizada.
Em 2018 isto aconteceu com o PHS que se fundiu com o PODEMOS e viu dois deputados aqui no estado deixarem a legenda. Foi o caso, na época, de Fernando Rodolfo que trocou o PHS pelo PL e de Fabrizio Ferraz que deixou o PHS pelo PL. O Solidariedade conta hoje com os deputados eleitos ou reeleitos Gustavo Gouveia, Fabrizio Ferraz, Luciano Duque e Lula Cabral e com a deputada federal Maria Arraes.
Candidata ao governo de Pernambuco, Marília Arraes já teria sinalizado seu desejo de deixar a legenda mas essa intenção foi descartada após sua entrada no grupo de transição do presidente Lula. O futuro dos parlamentares eleitos pelo Solidariedade em Pernambuco para a Assembleia Legislativa fica a cargo dos próprios deputados. Se ficam no Solidariedade após a fusão ou se ingressam em uma nova legenda.
Sem oposição - O que se comenta nos bastidores é que nenhum parlamentar do Solidariedade manifesta o desejo de fazer oposição ao Governo Raquel Lyra (PSDB) pelo menos neste momento inicial. O primeiro a negar assumir a liderança de oposição foi o deputado estadual Gustavo Gouveia.
Podemos - O que se comenta é que assim que for oficializa a fusão entre o Solidariedade e o PROS, o deputado estadual Gustavo Gouveia deve migrar para o Podemos que é comandado pelo deputado federal Ricardo Teobaldo. O Podemos é um dos partidos que fazem parte de base de apoio da governadora eleita Raquel Lyra e a ida de Gustavo para a legenda pode ser entendida como um aceno governista depois de ter trabalhado pela eleição de Marília Arraes ao Governo.
Caruaru - A governadora Raquel Lyra (PSDB) recebe nesta quarta-feira em Caruaru, prefeitos de todo o estado de Pernambuco. O evento que deve movimentar a cidade comandada por Rodrigo Pinheiro, aliado de Raquel Lyra, acontece no espaço Renato Machado. Nas gestões do PSB, encontros deste porte aconteciam em Gravatá.
Em Brasília - O prefeito de Petrolina, Simão Durando cumpre agenda em Brasília até a próxima quinta-feira, onde participa de reuniões em diversos ministérios e instituições. Simão também terá um encontro com o senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado federal Fernando Filho.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário