Foto: Wesley D'Almeida
Ao contrário do que vinha sendo pregado pela oposição durante o período eleitoral, a governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), vem demonstrando muita capacidade de diálogo e desenvoltura política. Antes mesmo de assumir o cargo, a gestora realizou movimentos de diplomacia do mais alto nível, mostrando suas raízes democráticas. Ela se reuniu com parlamentares federais e estaduais nos últimos dias.
A união do Executivo com o Legislativo tem tomado proporções nacionais. Em Brasília, Raquel já se reuniu com todos os deputados federais da atual e da futura legislatura. No Recife, a governadora eleita também organizou um almoço com os parlamentares que estarão mais próximos dela, na Alepe. Novamente, parlamentares da futura e da atual legislatura foram ao local.
Sem diferenciar quem é oposicionista e quem é da base de apoio, Raquel tem deixado claro que dará andamento ao seu governo independentemente de picuinhas políticas e posicionamentos passados. Juntar parlamentares de duas legislatura é uma demonstração forte de que tem capacidade para articular forças políticas visando o interesse do povo.
Também está prevista uma reunião onde ela vai sentar com todos os prefeitos pernambucanos.
Esses encontros visam apresentar as prioridades do seu governo para a população. Além disso, Raquel mostra que irá dividir a responsabilidade de gerir o estado com todos que foram eleitos, sem distinção de percentual de votação ou do tamanho do município.
Curtinhas
Economia: A reforma tributária é crucial para a economia brasileira e precisa ser aprovada já em 2023, defendem economistas ouvidos pelo Metrópoles. Para eles, o futuro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve usar o capital político adquirido com a vitória nas urnas para, logo nos primeiros meses de mandato, liderar o debate sobre o tema no Congresso Nacional.
Coronavirus: O Ministério da Saúde confirmou na 5ª feira (17.nov.2022) 32.970 diagnósticos de covid-19 nas últimas 24 horas. O número representa um aumento de 162% em relação a duas semanas atrás. Ao todo, são 34.971.043 infectados pela doença no Brasil desde o início da pandemia.
Transição: O coordenador técnico da transição de governo, Aloizio Mercadante, afirmou nesta 5ª feira (17.nov.2022) que a equipe aguardará o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para definir a composição do núcleo de Defesa. O presidente eleito está em viagem ao Egito para participar da COP27, conferência internacional da ONU sobre o clima, e viajará em seguida para Portugal. Deve retornar ao Brasil no sábado (19.nov).
Fonte: Blog do Alberes Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário