sexta-feira, 11 de novembro de 2022

PL se prepara para disputar a prefeitura do Recife

 

Foto: Hermes Costa Neto

Apesar de não ter vencido a disputa presidencial e não ter logrado êxito na disputa estadual para governador, o PL avalia como positivo o desempenho nas urnas, onde elegeu quatro deputados federais e cinco deputados estaduais. Dentre eles, André Ferreira, o deputado federal mais votado de Pernambuco com 273.267 votos, dos quais 68.727 foram na capital pernambucana.

No plano nacional, a legenda emplacou 99 deputados federais, tornando-se a maior bancada da Câmara dos Deputados, o que lhe conferiu o maior tempo de televisão e o maior fundo eleitoral e partidário dentre as legendas. No Recife, o candidato Anderson Ferreira mesmo ficando de fora do segundo turno na disputa estadual, obteve 24,03% dos votos válidos ficando na segunda colocação. O partido ainda teve o Coronel Feitosa que atingiu 46.667 votos no Recife, e 146.847 votos no âmbito estadual, que igualmente saiu fortalecido do processo eleitoral.

Por fim, na disputa pelo Senado Federal, Gilson Machado ficou na segunda colocação com quase 30% dos votos, e no Recife aproximou-se dos 40% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro obteve quase 45% dos votos válidos no segundo turno, o que reforça a perspectiva do PL para 2024. Com números extremamente favoráveis, o PL se prepara para lançar o deputado federal André Ferreira para a disputa de prefeito do Recife daqui a dois anos, pois foi um dos partidos de melhor desempenho também no estado.

Ao longo de 2023, a expectativa do PL é angariar filiados para apresentar uma chapa competitiva de candidatos a vereador com o objetivo de fazer uma bancada representativa na Casa José Mariano, e mais do que isso, com a guinada a centro-direita do eleitor recifense, tentar conquistar a prefeitura em 2024.

Tiros – O ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu que será da competência da Justiça Federal no Rio de Janeiro, em primeira instância, julgar o caso envolvendo disparos de tiros de fuzil e lançamento de granadas pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) contra uma equipe da Polícia Federal que ia cumprir um mandado de prisão em sua casa. Atualmente, Jefferson está no presídio de Bangu 8, no Rio de Janeiro.

Ministro – O presidente Jair Bolsonaro decidiu nomear o advogado André Ramos Tavares para o cargo de minsitro-substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). André Tavares tinha sido o mais votado em lista tríplice, elaborada pelo STF para escolha de Bolsonaro. Ele é professor titular da Faculdade de Direito da USP. O TSE tem importância estratégica para Bolsonaro, pois o tribunal irá julgar várias ações que podem tornar o presidente inelegível para 2026.

Novos vereadores – Com a decisão da justiça eleitoral de cassar a chapa do Avante, os vereadores Dilson Batista e Fabiano Ferraz, eleitos pela legenda, perdem seus cargos. Pelo novo cálculo, entram Gilberto Alves (Republicanos) e Victor André Gomes (União Brasil).

Crítica – O deputado federal eleito Mendonça Filho (União Brasil) criticou a declaração do presidente Lula no tocante ao equilíbrio fiscal. Para Mendonça, uma postura leniente com a economia poderá acarretar em recessão e desemprego.

Inocente quer saber – O presidente eleito Lula fará um governo mais identificado com as pautas defendidas pelo PT e demais partidos de esquerda?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário