terça-feira, 15 de novembro de 2022

Pernambucanos assumem papel de protagonismo na equipe de transição de Lula

 

Foto: Divulgação 


Os pernambucanos vêm ocupando local de destaque nas indicações para a equipe de transição entre os governos Bolsonaro (PL) e Lula (PT). Liderada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), a equipe conta com vários nomes da política local. Eles ocuparão cargos em áreas como saúde, infraestrutura, educação e outras.


Entre os escolhidos estão a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, e o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz. Wolney é líder da oposição na Câmara e foi indicado pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, para compor o grupo. Os dois irão compor o conselho político.


O prefeito do Recife, João Campos (PSB), a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, o senador Humberto Costa (PT) e a primeira senadora eleita de Pernambuco, Teresa Leitão (PT), também fazem parte da lista que vem sendo atualizada quase que diariamente.

 

João Campos ocupará a área destinada para o grupo de Cidades. Fernandha Batista foi anunciada para a equipe de trabalho de Infraestrutura. Teresa Leitão foi escolhida para integrar o grupo na área de educação. Humberto Costa teve seu nome indicado para a área da Saúde, com possibilidade de assumir o ministro da Saúde no governo do PT a partir de 2023.


Assim João, a área de Cidades contará com a ex-presidente da Caixa e membro do Consórcio Nordeste, Maria Fernanda Ramos Coelho. No mesmo grupo de Teresa Leitão (PT), integra o Grupo de Trabalho da Educação o também pernambucano e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Heleno Araújo. 


A equipe de transição do governo Lula é dividida em 31 áreas temáticas. Por lei, o presidente eleito pode nomear 50 cargos remunerados para a transição, mas a equipe também pode ser formada por voluntários.


Curtinhas


Economia: As passagens aéreas subiram 27,4% no mês de outubro pela inflação. Foi a maior variação mensal do ano no ticket. O item também foi o que mais impactou individualmente no IPCA do mês, colaborando com a alta em 0,16 pontos percentuais.


Justiça: O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), reafirmou na noite desta 2ª feira (14.nov.2022) o resultado das eleições de 2022, que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República, e afirmou que “extremistas antidemocrát.


Politica: Neste 15 de novembro, data em que é celebrada a Proclamação da República, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) devem se unir para mostrar a insatisfação com a derrota do atual mandatário do país nas eleições deste ano, que teve como vitorioso Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaristas estão em movimentos semelhantes desde o fim do mês passado.

Fonte: Blog do Alberes Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário