segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Gritando em terra alheia

 

O deputado federal reeleito, André Ferreira (PL), passou a sonhar dia a noite em se tornar prefeito do Recife. Tem seus motivos: André obteve no Recife, 68.727 votos. No entanto, isso não é por si só o bastante para que o parlamentar possa galgar o cargo do executivo da capital. Mas sonhar não custa nada e não arranca pedaço de ninguém. Existe na política dois tipos de sonhos: aquele que você pode sonhar com os olhos abertos (que tem possibilidade de se alcançar) e aquele que se sonha com os olhos fechados (que é um pouco mais difícil). Hoje, a chance de André Ferreira se tornar prefeito do Recife está mais próximo do segundo.

Os Ferreiras comandam momentaneamente a cidade de Jaboatão dos Guararapes que é vizinha do Recife onde o aliado Mano Medeiros (PL) administra sem muita autonomia. Dizem por lá, que quem dá às cartas é o deputado André Ferreira e Anderson, seu irmão e ex-prefeito do município que disputou o Governo de Pernambuco pelo PL. No entanto, Jaboatão está longe mas bem longe de ser espelho de administração para a população recifense. Administrado por Anderson durante cinco anos e quatro meses, o município ainda não conseguiu se tornar uma administração de excelência para poder exportar seus quadros para outros municípios.

Eis a grande dificuldade de André Ferreira para se cacifar como potencial candidato a prefeito do Recife: toda vez que criticar ou apontar algum defeito na cidade, virá logo quase que automaticamente como exemplo a atual gestão da cidade de Jaboatão que repito: está longe de servir de exemplo seja para o Recife ou qualquer outra cidade. O prefeito Mano Medeiros ainda não conseguiu sequer tomar às rédeas de sua administração e que pode sofrer um revés eleitoral na eleição vindoura de 2024.

André que teve uma excelente votação para deputado federal precisa ir com cautela e com bastante precaução pois 2022 já deu demonstração suficiente de que não se constrói tranquilamente uma candidatura sem combinar com o povo. Só para ter uma ideia, em Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira obteve 28,86% dos votos válidos no primeiro turno bem diferente de Raquel Lyra (51%) em Caruaru e Miguel Coelho (73%) em Petrolina. Se dependesse dessas duas últimas cidades, Raquel ou Miguel teriam sido eleitos no primeiro turno, já em Jaboatão não seria assim.

A força de Lula - É preciso ter muita cautela com relação a eleição para prefeito do Recife em 2024, assim como nos demais municípios. Diferente dos anos de 2016 pra cá, os prefeitos irão disputar com o PT administrando o Governo Federal e enquanto Lula lá esteve fez todos os prefeitos do Recife a saber: João Paulo (2004), João da Costa (2008). Em 2012, Geraldo Júlio foi eleito como aliado petista e não como adversário.

João Campos - Além disso, vale lembrar do carisma e da dedicação de João Campos à frente da condução do executivo municipal da capital. João estará na disputa como aliado de primeira hora do presidente Lula que ainda tem dois anos pela frente para fazer muita coisa.

De volta - A senadora eleita por Pernambuco, Teresa Leitão (PT), embarcou ontem para Brasília onde participa de um seminário realizado pelo Senado Federal. Essa é a primeira viagem de Teresa após sua eleição e também devido ao acidente que sofreu na reta final da campanha onde fraturou o fêmur. 

Gilson Machado - Se for levar em consideração a quantidade de votos obtidos no Recife, o nome do PL para disputar a Prefeitura seria Gilson Machado Neto e não André Ferreira. O ex-candidato a senador, obteve na capital 39% dos votos contra 43% de Teresa Leitão que se elegeu senadora.

Bem Menor - O grupo dos Ferreiras deve ficar ainda menor a partir de 2023. Além de perder a vaga que hoje possui na Assembleia Legislativa, o comando do Metrô que hoje fica a cargo de André Ferreira deve ir para as mãos de aliados de Lula. Estão de olho o Republicanos dos deputados Silvio Costa Filho e Augusto Coutinho e o PSB. Além disso, muito provavelmente na cidade de Jaboatão a concorrência não será fraca: teremos disputando a Prefeitura o ex-prefeito Elias Gomes (MDB), Clarissa Tércio (PP), Daniel Alves (SD).

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário