terça-feira, 1 de novembro de 2022

Caruaru mostra sua importância para Pernambuco e terá representante no Governo do Estado e no TJPE

 

Foto: Divulgação 


A cidade de Caruaru tem mostrado sua força, influência e importância para o estado de Pernambuco. Em menos de uma semana, duas pessoas que construíram sua vida pública na cidade foram eleitas para cargos de relevância no estado. Raquel Lyra (PSDB), se tornou governadora eleita e Paulo Augusto será o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). 


No último domingo (30) Raquel foi eleita governadora de Pernambuco. Ela é a primeira mulher da história a ser escolhida para o cargo no estado e venceu Marília Arraes (Solidariedade). Raquel totalizou 3.113.415 votos, o correspondente a 58,70% dos votos válidos. Marília obteve 2.190.264 votos - 41,30% dos válidos. 


Esta foi a primeira vez na história do Brasil que duas mulheres disputaram o segundo turno por um governo estadual. Na chapa de Raquel Lyra, Priscila Krause (Cidadania) foi eleita vice-governadora de Pernambuco. Esta também é a primeira vez no Brasil em que uma chapa composta por duas mulheres vence a disputa por um governo estadual.


A eleição de Raquel Lyra põe fim a uma sequência de 16 anos de mandatos do PSB à frente do governo de Pernambuco. Foram dois mandatos de Eduardo Campos e outros dois mandatos de Paulo Câmara (PSB), atual governador.


Na última sexta-feira (28), o promotor de justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira, atual procurador-geral de Justiça de Pernambuco, foi escolhido como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O nome do promotor integrou a lista tríplice eleita pelos desembargadores do Judiciário estadual de Pernambuco, em sessão do Pleno, presidida pelo presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, que objetivou o preenchimento do cargo de desembargador do TJPE na vaga reservada ao Quinto Constitucional do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).


Após a escolha dos três nomes, no Palácio da Justiça, a lista foi levada ao governador do Estado, Paulo Câmara, que elegeu Paulo Augusto de Freitas Oliveira como novo desembargador do TJPE. O magistrado ocupará a vaga deixada pelo desembargador Fernando Ferreira em virtude de sua aposentadoria.


Perfil de Raquel Lyra - Raquel Lyra nasceu no Recife, tem 43 anos e foi prefeita de Caruaru, no Agreste, por dois mandatos consecutivos. Renunciou ao cargo em março deste ano, para concorrer ao governo. Entre 2007 e 2016, foi filiada ao PSB e, em 2016, se filiou ao PSDB, partido do qual faz parte atualmente. Ela é mãe de João, de 12 anos, e de Fernando, de 10 anos. O pai de Raquel, João Lyra Neto (PSDB), foi vice-governador de Eduardo Campos e assumiu o governo em 2014, quando Campos deixou o cargo para concorrer à Presidência. Raquel é viúva. Ela era casada com o empresário Fernando Lucena, que morreu no dia 2 de outubro deste ano, dia das eleições para o primeiro turno. 


Raquel Lyra é formada em direito pela UFPE. Já trabalhou como advogada do Banco do Nordeste e, em 2002, assumiu o cargo concursado de delegada da Polícia Federal, onde permaneceu até 2005. Ela renunciou ao cargo após passar no concurso para a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Durante a gestão de Eduardo Campos, foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo, entre 2007 e 2010. Foi eleita deputada estadual em 2010, pelo PSB, mas licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria da Criança e da Juventude no segundo mandato de Eduardo Campos. Em 2014, foi reeleita deputada estadual.


Perfil de Paulo Augusto - Com 47 anos de idade, Paulo Augusto de Freitas Oliveira é natural do Recife. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no ano de 2001. É especialista em Segurança Pública e Cidadania, pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), e também tem MBA em Gestão do Ministério Público, pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE).


Iniciou sua carreira no MPPE em 2005, inicialmente na comarca de Floresta tendo, posteriormente, atuação (titular e exercício pleno) nas Promotorias de Buíque, Sanharó, Belo Jardim, Arcoverde, Cachoeirinha, Taquaritinga do Norte e na Central de Inquéritos de Caruaru. Desde 2012, é titular da 4ª Promotoria de Defesa da Cidadania de Caruaru, com tutela da Saúde e do Consumidor. Como coordenador da 6ª Circunscrição Ministerial de Caruaru, foi eleito e reeleito pelos seus pares, no período de 2012 a 2016. Foi o idealizador do Projeto Pacto dos Municípios pela Segurança Pública, premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Atuou como secretário do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) a partir de 2017 até novembro de 2020.


Curtinhas 


Ministérios: Ao longo da campanha, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sinalizou que pretende fazer mudanças na configuração da Esplanada dos Ministérios em 2023. A intenção foi exposta nos discursos feitos em atos políticos, e formalizada em carta publicada pelo petista com detalhas das propostas para o governo.


Reconhecimento: O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) usou as redes sociais, nesta segunda-feira (31/10), para comentar a derrota do pai, o presidente Jair Bolsonaro (PL), nas eleições deste ano pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Trata-se da primeira manifestação de um integrante da família do chefe do Executivo federal após o resultado das urnas. Até o momento, Bolsonaro não se pronunciou sobre a vitória do petista.


Justiça: O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nas primeiras horas desta 3ª feira (1º.nov.2022) para manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes que mandou a PRF (Polícia Rodoviária Federal) desbloquear imediatamente as rodovias paralisadas por caminhoneiros. 

Fonte: Blog do Alberes Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário