quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Boletim CNM mostra luta do movimento municipalista por mais recursos aos Municípios

 

16112022 boletim cnmedição de novembro do Boletim mensal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra como a luta do movimento municipalista em prol de mais recursos para as administrações municipais têm surtido resultados positivos. Com a última mobilização dos gestores em Brasília, a apresentação da proposta que amplia em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), possibilitando a sua tramitação na Câmara dos Deputados, foi a grande conquista dos gestores municipais.

“Juntamente com a promulgação da proposta que proíbe a criação de novos encargos sem a fonte de custeio, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022 é uma de nossas prioridades. Essa medida foi apresentada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o objetivo de arcar com os custos do piso da enfermagem. Nossas estimativas apontam que o piso trará impacto estimado de R$ 10,5 bilhões ao ano apenas para os Municípios”, diz o líder do movimento municipalista, Paulo Ziulkoski, na Palavra do Presidente.

A edição do folhetim destaca ainda estudos da Confederação sobre os desafios da implementação da tecnologia 5G nos Municípios e a queda alarmante na cobertura vacinal dos Municípios relacionada à imunização de crianças no primeiro ano de vida. O estudo analisou a cobertura vacinal de rotina, com destaque para as vacinas contra a poliomielite, tríplice viral D1 (Sarampo) e BCG e coletou dados de casos confirmados e óbitos, além de evidenciar o desabastecimento parcial, como no caso da BCG, e o risco de reintrodução do vírus da poliomielite no território nacional.

Nesta edição, os gestores também podem conferir a proposta da CNM para minimizar possíveis perdas do FPM após Censo. Outro destaque são os materiais da campanha de vacinação da entidade que estão disponíveis em formato on-line.

Por fim, a definição da data do maior evento municipalista da América Latina, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que em 2023 chega a sua 24ª edição, será entre os dias 27 e 30 de março.

Fonte:Da Agência CNM de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário