segunda-feira, 7 de junho de 2010

Quadrilha Filhos de Pernambuco foi a primeira a se apresentar no terceiro dia do Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste

As comunidades se agitam com o Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste. No terceiro dia do concurso, quatro quadrilhas se apresentaram no ginásio Jota Raposo, em Igarassu.

A primeira a se apresentar foi a quadrilha Filhos de Pernambuco, de São Lourenço da Mata. Por ter se atrasado, acabou perdendo cinco pontos. O cenário e o figurino não ficaram prontos a tempo, mas não faltou animação. Com o tema "Da vida sofrida do Sertão segue o orgulho de viver neste chão", os integrantes mostraram que não precisam de muito para fazer bonito e valorizar a cultura sertaneja.

A Pisa no Espinho representou o bairro de Rio Doce, em Olinda. O balão foi o símbolo principal. A nostalgia comandou a apresentação, que entoou o hino "Ai que saudade que eu sinto das noites de São João". A emoção foi tanta, que teve gente desmaiando.

São Lourenço da Mata estava mesmo em evidência. A quadrilha Anavantu era estreante no festival, mas parecia uma grande conhecedora da torcida. Com o tema: "Tiro da paz", os bacamarteiros foram os homenageados da noite. Os integrantes se vestiram a caráter, mas no meio da apresentação, uma surpresa: por trás de um pano, trocaram de roupa e deram vez ao colorido.

A última a se apresentar foi a quadrilha Matutinho, de Goiana, da Mata Norte. Ela perdeu dois pontos porque se apresentou com menos de 20 casais, número mínimo permitido pelo regulamento. As flores presentes nos figurinos fizeram lembrar o tema escolhido: "É São João, tem cheiro de amor no ar". Destaque para o balão formado pelos cavaleiros, no meio do arraial.

A quadrilha Raízes do Pinho, do Alto José do Pinho, não se apresentou. O ônibus que levava os integrantes quebrou e eles não chegaram a tempo. Se eles apresentarem um documento que comprove o imprevisto, a comissão de jurados vai decidir se eles poderão se apresentar em outro dia.

Na noite seguinte, teve até banda de pífano e o mundo encantado dos contos de fadas. A noite de apresentações começou com a inspiração matuta, que veio do município de Itambé. Teve direito a encenação com o noivo querendo fugir do casamento. Nas roupas coloridas, dos 41 integrantes, adereços inspirados no tema: "Em festa de São João tem balão, saudade e tradição".

O público assistiu atento e até registrou o momento. A quadrilha existe há 17 anos, e esta foi a primeira vez que participou do festival.

Em seguida foi a vez da Adrenalina tomar conta do ginásio. O grupo estava desclassificado, mas fez questão de mostrar o que tinha preparado. A apresentação foi curta, mas os integrantes, que vieram de Orocó, no Sertão, não desanimaram. O tema foi "O cangaço nordestino no sangue de uma mulher: Maria Bonita".

Foi do Alto do Moura, em Caruaru, que veio a inspiração para a quadrilha Caminho na roça. Os 60 integrantes, do município de Itambé, escolheram o tema: "Mestre Vitalino e a fábrica junina".

A surpresa ficou por conta da participação de uma banda de pífano formada por crianças. O público aprovou a ideia.

No figurino, muito capricho. De um lado, colorido. Do outro, o tom terra simbolizando os bonecos de barro.

A Renovart veio do bairro de Boa Viagem, no Recife. O tema revelava um pouco do que vinha pela frente: "O São João encantado". A magia dos contos de fada inspirou a abertura, que teve direito a varinha de condão.

Os 48 integrantes estavam com repertório na ponta da língua.

As mulheres usaram um vestido curto, com meia e salto alto. Mas depois do casamento, o visual mudou. A coreografia estava bem ensaiada, e deixou o público concentrado na apresentação.

A Forró moderno, do bairro de Rio Doce, em Olinda, fez um passeio pelo Estado. Com a noiva, de branco, saindo de Exu para pagar a promessa que fez à São João. Saias rodadas para as damas. Para os homens, preto e branco. É que a roupa deles e o cenário não ficaram prontos, mas isso não foi motivo para desanimar os 58 integrantes. A quadrilha forró moderno existe há 15 anos.

Ninguém arredou o pé até chegar a última quadrilha. A tradição teve até torcida. O tema? “Causos nordestinos, hoje é meu dia de sorte". Até um balanço foi trazido para o ginásio.

Nesta segunda-feira (7) não tem apresentação de quadrilhas. Elas voltam a se apresentar no ginásio Jota Raposo, em Igarassu, nesta terça-feira (8), a partir das 20h.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário