A relação do PT com os Campos, digo Eduardo, vem desde do seu avô Miguel Arraes com o próprio Lula, chegando até o prefeito João Campos, herdada assim como o espólio político.
Num trabalho para montar uma frente ampla, já de olho em seu palanque de reeleição, o prefeito do Recife vem mantendo um diálogo permanente com o PT, que tem sinalização nacional para fechar uma aliança no Recife.
João teve um papel de destaque ainda na campanha presidencial, quando foi um dos responsáveis na atração de Alckmin para o PSB e na vice de Lula, além de ter integrado o conselho político e ter sido coordenador na equipe de transição.
O gesto da nacional poderá ser um indicativo e consolidar de vez a união entre os petistas e Campos. Amanhã, o diretório estadual se reunirá para debater esse assunto. Se isso de fato acontecer, como está sendo desenhado por muitos dentro do PT e por fontes próximas ao prefeito, o sonho do deputado João Paulo Lima voltar a disputar o Recife pode ir para o espaço.
JÁ NA ALEPE - Enquanto o PT e o PSB estão se encaminhando para um entendimento no Recife, na Alepe o caminho está sendo outro. A sigla de Lula optou pela bancada de cima do muro, ou seja, independência. Já os socialistas estarão na Oposição. A desunião entre os parlamentares das duas siglas ficou evidente na eleição da Mesa Diretora. Falta um líder que reúna toda esquerda em Pernambuco.
INDEPENDENTES DIVIDIDOS - Partidos como PT, PV e PCdoB estão formalizando o bloco dos independentes, sob a liderança do deputado João Paulo Lima. Na Alepe, o PL também optou por essa posição, mas não se entende com as siglas de esquerda. Do jeito que vai, na Casa de Joaquim Nabuco será criada a bancada dos independentes dos independentes.
A VEZ DOS FEDERAIS - Após sentar com todos os prefeitos e deputados estaduais, a governadora Raquel Lyra se reúne hoje com toda a bancada federal de Pernambuco. Ela deve trazer as pautas prioritárias do seu Governo no Congresso Nacional. O encontro está marcado para 16h.
FRASE DO DIA: “Queremos construir relações de parceria e crescimento entre nossos países, pelo desenvolvimento da nossa região, debater ações pela paz no Mundo e contra as fake news”, disse Lula, antes de embarcar para os Estados Unidos.
RÁPIDAS
CARNAVAL NA PAUTA - A senadora Teresa Leitão (PT) apresentou como seu primeiro projeto o reconhecimento do Carnaval pernambucano como manifestação da cultura nacional.
EM BRASÍLIA - O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, está numa agenda intensa de reuniões em Brasília. Ele foi recebido por vários ministros e por quase toda a bancada pernambucana para destravar investimentos para sua cidade.
PINGA-FOGO: Qual será o resultado da reunião da cúpula da Amupe?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário