segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Humberto diz que aliança entre PT e PSB pode se repetir em 2024

 

Em entrevista no final da semana, o senador Humberto Costa (PT), disse que não vê nenhuma dificuldade em o PT apoiar o projeto de reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB), desde que haja um acordo entre as duas legendas não fique apenas em uma aliança na capital.  "A possibilidade de uma aproximação política com o partido aqui no Estado e até mesmo uma discussão em relação à prefeitura é compreensível. Só que eu acho que essa unidade (com o PSB) tem que extrapolar a discussão sobre o Recife" disse Humberto.

Na visão do senador e pelo que se ouve nos bastidores é que a disposição do PT não disputar a Prefeitura do Recife e apoiar a reeleição de João Campos passa em uma aliança em outras cidades estratégicas para o partido e também em uma campanha futura para o Governo do Estado com o PT encabeçando a chapa. Na mesma entrevista o próprio senador disse que o seu nome não está descartado de uma disputa para o executivo mas que sua prioridade é uma nova campanha para o Senado, que Humberto fechará em 2026 com 16 anos de mandato podendo ser renovado por mais oito anos.

A última vez que o PT e o PSB estiveram juntos na disputa pela Prefeitura do Recife foi em 2008. Na época, o PSB indicou Milton Coelho para vice de João da Costa. De 2012 até a mais recente disputa, o PSB e o PT travaram altíssimas disputas eleitorais pelo comando do Recife. Caso não haja entendimento entre os dois partidos, o senador coloca o nome do deputado estadual João Paulo como provável candidato ao executivo do município. 

Já para o Governo de Pernambuco os dois partidos sempre estiveram juntos de 2010 pra cá com exceção de 2014 quando o PT apoiou Armando Monteiro. Em 2006, embora separados no primeiro turno se uniram no segundo na ocasião em que Eduardo Campos saiu vencedor. A luta do PT em Pernambuco é para se tornar a maior força política de oposição no estado embora não seja muito fácil. O PSB passou 16 anos governando e durante esse período conquistou muitos aliados e tem respaldo para continuar sendo uma grande força política. 

Notas da Coluna 

Força - No governo do Recife desde o ano de 2013, o PSB vem conseguindo fazer uma gestão que tem trazido resultados para a cidade com João Campos. O prefeito recifense se tornou uma vitrine para o partido no estado e esse diferencial pode pesar na hora de conseguir o apoio do PT e de Lula.

Disposição - Dentro do PT, o deputado estadual João Paulo está mostrando uma disposição e tanto para enfrentar a disputa pela Prefeitura no próximo ano. Pesa contra o parlamentar a baixa votação que conseguiu em Olinda no ano de 2020, além de carregar consigo derrotas majoritárias nos anos de 2012, 2014, 2016 e de quebra, 2020.

Renovação - O PSDB nacional está com novo comando. Além da presidência que está nas mãos do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a vice-presidência está com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Os tucanos estão animados e esperam que este novo ciclo traga novidades na política para o partido que pretende disputar a presidência de república em 2026.

Carnaval - A Prefeitura do Recife convida a todos para coletiva de imprensa sobre os serviços oferecidos pela gestão municipal durante o Carnaval 2023, nesta segunda-feira (6). Os detalhes serão repassados para a imprensa no Moendo na Laje, no Moinho Recife, no Bairro do Recife.Na ocasião, serão detalhadas as ações do Programa Recentro, das Secretarias de Turismo e Lazer, de Saúde, de Política e Licenciamento Urbano, de Direitos Humanos, entre outras.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário