sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Raquel está preparando um enxugamento da máquina do Estado e um secretariado com paridade de gênero

 

A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), sem muita pressa vem montando a reforma administrativa que vai encaminhar à Assembleia Legislativa ainda este mês. O tom de suas reuniões internas está baseado em dois principais pilares neste momento: enxugar ao máximo a máquina para economizar recursos para fazer mais investimentos e montar um secretariado com paridade de gênero. 

No processo de diminuição da máquina, fusões entre secretarias serão propostas, assim como a extinções de outras. “Teremos menos pastas e mais otimização”, revelou fonte próximo a governadora. “A palavra de ordem da governadora é enxugar ao máximo. Precisamos diminuir o tamanho do Governo para garantir mais investimentos no próprio Estado”. 

Para garantir a paridade de gênero, nomes já são dados como certos no primeiro escalão: Lucinha Mota, que foi candidata a deputada; Simone Benevides; Daniela Brito e Ana Maraíza. Algumas delas já estiveram no primeiro escalão de Raquel em Caruaru. 

TOM INDEPENDÊNCIA – Diferente do discurso que adotou o governador Eduardo Leite, futuro presidente nacional do PSDB, que se apresentou como oposição ao Governo Lula, que nem começou, a governadora Raquel Lyra, em entrevista à CBN Brasil, disse que o PSDB “tenha uma posição de independência”. O tom adotado por Raquel soa mais republicano e aproxima de alguma forma sua gestão do núcleo do novo Governo. 

CONVERSA COM MIGUEL – A classe política voltou os olhares para saber se saiu alguma fumaça branca de anúncio após a longa conversa entre o ex-prefeito de Petrolina e ex-candidato a governador Miguel Coelho e a governadora eleita. “A conclusão ficou para depois da diplomação”, que acontece na próxima segunda-feira, dia 19 de dezembro. Miguel tem todas as credenciais para está no primeiro escalão do Governo

REUNINDO A BANCADA – Com objetivo de assumir as rédeas do PSB em Pernambuco, o prefeito do Recife, João Campos, reúne os 13 deputados estaduais eleitos e reeleitos da sua legenda na próxima quarta para um almoço. A eleição da Alepe e a posição em relação ao novo governo estarão na pauta. Após será feito uma reunião com os federais.

RÁPIDAS

CONTAS REPROVADAS - As contas de campanha da senadora eleita Teresa Leitão (PT) foi reprovada pelo Tribunal  Regional Eleitoral (TRE-PE). Segundo a decisão da corte, ela terá que devolver R$ 450 mil aos cofres públicos. A defesa da parlamentar disse que vai recorrer ao TSE. 

AGENDA CHEIA - A deputada federal eleita Iza Arruda (MDB) vem circulando bem na Capital Federal. A estreante teve uma semana cheia em Brasília, esteve no encontro da CNM, reuniões na Câmara dos Deputados e participação em lançamento de livro.

COMENTÁRIO POLÍTICO  - Escute nosso comentário político desta sexta-feira na CBN Recife em dois horários. As 6h40 da manhã e as 14h20 no Estúdio CBN pelo seu rádio na frequência 105.7 FM ou pelo site cbnrecife.com

PINGA-FOGO: Quem será a Casa Civil de Raquel?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário