segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Petistas buscam unidade interna para comandar esquerda em Pernambuco

 

Após encerramento do ciclo da Frente Popular no Governo de Pernambuco, os principais nomes do PT no Estado: senador Humberto Costa, senadora eleita Teresa Leitão e o deputado Carlos Veras vão à mesa esta semana para fechar uma unidade dentro do próprio partido.

O objetivo desse encontro é aparar todas arestas internas para construir um caminho de liderança na esquerda em Pernambuco a partir do próximo ano. Para eles, com a força de Lula na presidência da República, o PT tem todos os requisitos para criar em torno de si uma nova Frente Popular preenchendo o vácuo deixado pelo PSB. 

Esse movimento de hoje terá dois desdobramentos: a eleição municipal do Recife e das principais cidades do Estado e o comando da Oposição ao Governo Raquel Lyra que desembocará no projeto estadual em 26. 

LUCIANA MINISTRA – Uma fonte próxima ao presidente Lula revelou que a vice-governadora Luciana Santos, que é presidente nacional do PCdoB, tem seu nome lembrado pelo núcleo duro do PT para ser ministra da Mulher. “Falta um ajuste final para esse anúncio”, disse. 

ESTRATÉGIA DO PDT – O partido comandado por Carlos Lupi reivindicou o ministério do Turismo, porém deve sobrar duas pastas para eles: ou a tradicional Trabalho ou a Previdência Social. O deputado pernambucano Wolney Queiroz, que é líder da Oposição na Câmara dos Deputados, é o mais cotado para o posto. 

DIPLOMAÇÃO – Hoje, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco realiza a diplomação da governadora eleita Raquel Lyra, a vice Priscila Krause, a senadora Teresa Leitão e os deputados federais e estaduais eleitos com seus respectivos suplentes. A cerimônia está marcada as 16h, no Centro de Convenções de Pernambuco. 

RÁPIDAS

VITÓRIA DE LULA – Após a decisão do TSE, o deputado estadual eleito Lula Cabral será diplomado nesta segunda-feira. O TRE-PE confirmou uma nova totalização dos votos para estadual. Com isso, Lula receberá o diploma de deputado e Diogo Morais o de suplente. 

SURUBIM – Nem foi empossado deputado estadual, o ex-prefeito de Orobó, Cleber Chaparral é cotadíssimo para disputar a Prefeitura de Surubim, no Agreste, em 2024. A expectativa na cidade é quem será o candidato da prefeita Ana Célia (PSB). 

AMUPE – A disputa pela presidência da Associação Municipalista de Pernambuco está completamente em aberta. Mesmo podendo disputar a reeleição e for reeleito, o deputado estadual eleito José Patriota (PSB), mostrará que entre 184 prefeitos de Pernambuco não tem um que esteja apto a comandar a instituição. Ele é de longe o grande eleitor.

ERRATA - Diferente do que esta coluna publicou no sábado, o prefeito Eduardo Honório assumiu a Prefeitura de Goiana com o pedido de licença de Osvaldinho. Vindo a falecer no ano seguinte. 

PINGA-FOGO: Raquel anuncia seu secretariado esta semana na véspera da posse?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário