Foto: Divulgação
Eleito na manhã da última terça-feira (13), para vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, o vereador Galego de Tonho (PSDB), teve testada a fidelidade política ao grupo de situação, denominado no município como “Grupo Calabar”.
Após a divulgação no domingo anterior as eleições que o bloco formado por seis vereadores (a maioria) estava com o voto “fechado” para eleger Milton Cícero, o Galego de Tonho recebeu convite para com os votos da oposição ser o mandatário da Casa Miguel Lucas de Araújo.
Galego de Tonho revelou atitude, maturidade política e fidelidade a seu grupo, e durante a sessão, manteve o posicionamento e a palavra, direcionando o voto a Milton Cícero conforme prometido.
Durante as articulações o prefeito Lero se destacou na liderança do grupo junto ao empresário Allyson Dias e o deputado Diogo Moraes, que através do seu assessor Beto Nunes, garantiu a hegemonia do grupo Calabar. Lero prestigiou a reunião que garantiu a presidência a Milton Cícero.
Esse é o primeiro mandato do Galego de Tonho. Na primeira disputa para um cargo político obteve 559 votos que garantiu a vaga a uma cadeira na Câmara de Vereadores. Jovem e bem articulado, o parlamentar conduz o mandato com discrição no legislativo, mantendo um volume considerável de requerimentos e Projetos de Leis apresentados e aprovados na Casa Legislativa.
Durante a pandemia, o vereador teve papel fundamental no município conduzindo uma frente de assistência a população. Através de articulações e parcerias com empresários e instituições, o Galego contribuiu significativamente para amenizar as dificuldades das pessoas afetadas no período da crise.
O episódio da eleição da Mesa Diretora, biênio 2023 – 2024, acrescenta confiança e prestígio ao Galego de Tonho junto ao grupo Calabar. Pavimenta fortemente sua carreira política e conquista o respeito dos seus pares, inclusive da oposição. Ter palavra e manter os compromissos firmados conta e muito no meio político.
Milton Cícero recebeu os votos dos vereadores: João Eugênio (PDT), Galego de Tonho (PSDB), Eraldo de Pedra Preta (PSB), Demir Martins (PDT), e Geovane P. César (PSB), além do seu próprio voto.
A composição da Mesa Diretora para o biênio 2023 – 2024 ficou com a seguinte composição: Presidente — Milton Cícero
Vice-presidente — Galego de Tonho
1.º Secretário — Eraldo de Pedra Preta
2.º Secretário — João Eugênio
Curtinhas
Investimento: O governador Paulo Câmara anuncia, nesta sexta-feira (16.12), a instalação de um Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto de Suape. Conhecida como Regás, a operação conta com um investimento de R$ 2 bilhões, gerando 240 empregos. A iniciativa vai garantir maior competitividade comercial a Pernambuco, assegurando mais opções às indústrias e outros setores da cadeia produtiva.
Justiça: Após 9 dos 11 ministros votarem, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, atendeu a pedido de Ricardo Lewandowski e suspendeu o julgamento do “orçamento secreto”. A análise do assunto será retomada na próxima segunda-feira (19/12), dia em que começa o recesso Judiciário.
Congresso: O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) disse nesta 5ª feira (15.dez.2022) que votará a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) fura-teto na 3ª feira (20.dez). O texto está emperrado na Casa por dificuldades na negociação entre a equipe de transição do PT com integrantes do Centrão.
Fonte: Blog do Alberes Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário