sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Ex-prefeitos se destacaram neste ano

  

Existe um dito popular "rei posto, rei morto" usado muito na política que dá a entender que quem termina o mandato levará um tempo até ser esquecido pela população tendo em vista quem o sucedeu. 2022 mostrou algo bastante diferente pelo menos para alguns ex-prefeitos que decidiram se candidatar o cargo de deputado estadual. Foi algo quase que inédito: nove ex-prefeitos ocuparão um espaço na Assembleia Legislativa a partir de fevereiro de 2023. Alguns, tiveram o apoio declarado de seus sucessores, enquanto outros venceram em oposição na sua cidade.

São eles: France Hacker (Sirinhaém), Chaparral (Orobó), Luciano Duque (Serra Talhada), Dannilo Godoy ( Bom Conselho ), Débora Almeida (São Bento do Una), Mário Ricardo (Igarassu), José Patriota (Afogados da Ingazeira), Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte), Izaias Régis (Garanhuns). Destes, foram oposição nos seus municípios: France Hacker, Débora Almeida, Izaías Régis. Os demais venceram sendo apoiados pelos sucessores.

Na cidade de Sirinhaém, France Hacker deu uma demonstração de força política como nunca vista no município: impôs a prefeita Camila Machado uma derrota acachapante com uma frente de mais de cinco mil e quinhentos votos. Também concorrendo no campo de oposição ao governo de sua terra, São Bento do Una, Débora Almeida que se elegeu deputada estadual obteve uma vitória consagradora no seu município com mais de cinco mil e quinhentos votos de frente do candidato de seu adversário.

Izaias Régis, vitorioso no município de Garanhuns e deputado estadual eleito, conquistou uma cadeira na Alepe com 27.104 votos, sendo destes, quase 23 mil conquistados apenas em sua cidade de Garanhuns. A votação de cada um desses ex-prefeitos mostra força política de todos, mas também que são bons estrategistas e que podem contribuir muito com a pauta municipalista na Alepe a partir de 2023 quando assumem os respectivos mandatos.

O time - Com a chegada dos nove, a Alepe contará a partir de fevereiro de 2023 com uma bancada de onze ex-prefeitos: foram reeleitos os ex-prefeitos de Canhotinho, Álvaro Porto e do Recife, João Paulo Lima.

Força - A eleição de 2022 também consagrou Raquel Lyra, ex-prefeita de Caruaru no cargo de governadora. A última vez que tivemos um ex-prefeito no comando do executivo estadual foi entre os anos de 2014, que foi justamente o pai da governadora eleita, João Lyra Neto que assumiu após a renúncia de Eduardo.

Interior - A eleição de Joãozinho Tenório para a Assembleia Legislativa deixou a população de São Joaquim do Monte bastante animada tendo em vista que antes dele apenas Roldão Joaquim (que é da cidade) conseguiu o feito de chegar na Alepe. No entanto, o único que conseguiu vencer a eleição e ser majoritário no município foi Joãozinho Tenório.

A força de Keko - O prefeito do Cabo de Santo Agostinho apadrinhou e tornou majoritário no seu município o deputado estadual eleito, Jeferson Timóteo (PP). Com isso, o grupo de Keko conseguiu derrotar novamente o ex-prefeito Lula Cabral que desde 2020 não consegue vencer nenhuma eleição no município.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário