segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Eleitos serão diplomados nesta segunda e dão novo passo rumo aos mandatos

 

Foto: Reprodução

Nas eleições deste ano em Pernambuco, os eleitores escolheram no dia 2 de outubro, data do primeiro turno, os 49 deputados estaduais, os 25 deputados federais e a senadora Teresa Leitão, enquanto no segundo turno, que ocorreu no dia 30 de outubro, a governadora Raquel Lyra (PSDB) juntamente com a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) foram eleitas.

Nesta segunda-feira haverá a cerimônia de diplomação dos eleitos no Centro de Convenções, o que dará mais um passo para a posse dos novos mandatários. Investidos do diploma, eles cumprem o rito determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, e estarão definitivamente oficializados para serem empossados em 2023. A governadora e sua vice tomam posse no dia 1 de janeiro, enquanto a senadora e os deputados federais e estaduais serão empossados no dia 1 de fevereiro, quando terão a incumbência de escolher as mesas diretoras de suas respectivas casas legislativas.

No que tange à governadora eleita Raquel Lyra, há um misto de expectativas, pois será a primeira mulher na história a ser diplomada governadora de Pernambuco. Além disso, sua postura discreta tem deixado muita gente ansiosa para o anúncio formal do secretariado. E para os privilegiados e parcos interlocutores da governadora eleita, a diplomação nesta segunda será mais um passo para o avanço do secretariado, que de acordo com alguns que conversaram com Raquel, ela teria dito que após a diplomação poderia formalizar os primeiros nomes da equipe.

A cerimônia de diplomação acontecerá a partir das 16 horas e será um ato muito mais do que institucional, dará as condições para que as conversas de pé de ouvido entre muitos envolvidos possam acontecer no período que precede as definições da governadora Raquel Lyra.

Diplomado – O deputado estadual eleito Lula Cabral (Solidariedade) será diplomado nesta segunda-feira. Por determinação do ministro do TSE, Ricardo Lewandowski, o TRE realizou uma sessão extraordinária e fez a recontagem dos votos, oficializando a votação de Lula Cabral, o que por consequência retirou uma das 14 vagas obtidas pelo PSB nas eleições de outubro. O deputado Diogo Moraes acabou perdendo a vaga e fica fora do mandato na Casa Joaquim Nabuco após três mandatos.

Oficialização – Nos bastidores, são dados como certos na equipe da governadora Raquel Lyra, os seguintes nomes: Túlio Vilaça (Casa Civil ou Seplag), Simone Benevides (Fazenda) e Fred Loyo (Suape ou Desenvolvimento Econômico).  Outros nomes seguem na bolsa de apostas, como Miguel Coelho (Infraestrutura ou Desenvolvimento Econômico), Daniel Coelho (Cidades) e Tadeu Calheiros (Saúde).

Tese – Interlocutores da governadora Raquel Lyra apostam numa tese que poderá ter o aval do Palácio do Campo das Princesas, que seria a consolidação de Álvaro Porto (PSDB) na presidência da Alepe e Antônio Moraes (PP) na primeira-secretaria, o que pacificaria a Casa de Joaquim Nabuco e contemplaria o PP do deputado federal Eduardo da Fonte.

Argentina – A vitória da Argentina na final da Copa do Mundo teve efeitos positivos. Dentro das quatro linhas, a coroação do genial Lionel Messi, que ganhou um título mundial, e fora delas, um alento para um país que vive uma profunda crise econômica e social.

Inocente quer saber – Raquel anuncia o secretariado esta semana?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário