Por Ricardo Antunes — Pernambuco deve ganhar protagonismo na futura Esplanada dos Ministérios do Governo Lula. Após a praticamente confirmada ida de José Múcio Monteiro para a Defesa, o nome do deputado federal reeleito Silvio Costa Filho (Republicanos) começou a ganhar força em Brasília.
Silvinho, como é conhecido, teve um primeiro mandato elogiado no Congresso, abraçando a causa municipalista entre suas bandeiras. Seu partido faz parte da base do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), mas ele se manteve fiel a Lula todo o tempo.
A indicação de Silvinho também seria uma homenagem a seu pai, o ex-deputado Silvio Costa, que foi vice-líder do governo Dilma Rousseff e atualmente é o primeiro suplente da senadora eleita Teresa Leitão (PT). No processo de impeachment, Silvão era conhecido por fazer uma defesa contundente daquela gestão, sendo muitas vezes mais petista que os próprios petistas, e ganhou a simpatia da esquerda, tanto de Lula quanto da militância.
Silvinho tem um perfil mais contido que o pai, mas se mostrou um grande articulador e debatedor em Brasília. Naturalmente ele deve negar e dizer que são rumores e especulações, afinal só quem pode confirmar ou não é o próprio Lula. No entanto, ele seria o principal elo para trazer o Republicanos ao governo num segundo momento. A sigla elegeu 41 federais em outubro, sendo a sétima maior bancada, e terá peso nas votações de projetos estratégicos para a administração petista.
Fonte: Ricardo Antunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário