quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Os nomes para a eleição em 2024

  

Não é de hoje que deputados majoritários nas eleições em municípios considerados estratégicos passam a ter o nome lembrado para a disputa municipal seguinte. Este ano não seria diferente. Alguns deputados estaduais e também federais tem os nomes lembrados para concorrerem ao executivo municipal. No Recife, por exemplo, André Ferreira (PL) já tem dito que pretende concorrer ao cargo de prefeito. Foi na cidade que o liberal construiu sua carreira política como vereador e teve uma expressiva votação no ano passado. Da mesma forma, o deputado estadual Alberto Feitosa também do PL, tem seu nome lembrado para concorrer a Prefeitura de Olinda. Lá, o cenário é um pouco mais diferente e mais favorável para quem for disputar: o atual prefeito Lupércio, não é candidato à reeleição.

Ainda do PL, o deputado estadual Nino de Enoque está praticamente com o seu nome consolidado para disputar a Prefeitura de Moreno. Naquela cidade onde Nino tem a sua mais forte base política ele tem amplas chances de conquistar a Prefeitura, hoje administrada por Edmilson Cupertino do PSB. Outro histórico que pesa em favor de Nino na cidade é que desde o ano de 2012 nenhum prefeito conseguiu a proeza de se reeleger. 

Outro provável candidato que hoje ocupa uma cadeira de deputado é Izaias Régis (PSDB) que deve ir para o embate contra o atual prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), em uma disputa que será um clássico e histórica. Sivaldo priorizará durante estes próximos dois anos uma verdadeira agenda positiva na cidade para disputar com o nome forte sua reeleição. Ex-prefeito de Orobó, Chaparral que assumiu recentemente o mandato de deputado estadual pelo União Brasil levantou a hipótese de disputar a Prefeitura de Surubim.

Histórico - Só para fazer uma viagem rápida no tempo, em 2016 foram eleitos prefeitos de Jaboatão, Anderson Ferreira (que era deputado federal), em Caruaru Raquel Lyra (que era deputada estadual) e em Petrolina, Miguel Coelho (que também era deputado estadual), além de Lupércio em Olinda (também estadual). Já em 2020, João Campos foi eleito prefeito do Recife (era deputado federal) e Sivaldo Albino em Garanhuns (era deputado estadual).

Não podem - Após a nossa coluna ir ao ar ontem, muitos leitores chegaram a comentar a possibilidade do ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho disputar a Prefeitura do Recife. No entanto, Miguel está inelegível na disputa majoritária de 2024 porque iniciou o segundo mandato como prefeito de Petrolina e a legislação não permite mais o "prefeito itinerante", situação que era possível até alguns anos. Nem Miguel e nem mesmo Anderson Ferreira. É a lei.

Não pode - Outro prefeito que também não poderá disputar a eleição em 2024 é Eduardo Honório do município de Goiana. Em 2020, ele assumiu interinamente e administrou a cidade durante a eleição (ou seja, quando se candidatou já foi a sua reeleição). Agora, caberá a ele escolher um nome do seu grupo pra ver se ganha o que já é uma tarefa meio difícil.

Lançamento - Com a presença da governadora Raquel Lyra, o Governo de Pernambuco lança nesta quinta-feira (9), às 9h, no auditório da Esmape, a primeira fase do seu Programa Anticorrupção. O lançamento será realizado com a assinatura do Decreto que institui o Programa Pernambuco Mais Íntegro (PPMI), que estabelece diretrizes para promoção da ética e probidade na gestão, com a formulação e gestão de programas de planos de integridade pelos órgãos e entidades do Estado.

Fernando Rodolfo - Quem também já vem colocando o nome para disputar o executivo em Caruaru é o deputado federal Fernando Rodolfo (PL). A disputa por lá não promete ser fácil para o liberal. Rodrigo Pinheiro (PSDB) que está com o nome colocado para a disputa na Amupe, é um nome fortíssimo na disputa pela reeleição. Além disso, na oposição os grupos de Caruaru estão fragmentados.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário