quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

O espaço de Pernambuco no Governo Lula

 

O ex-governador Paulo Câmara aceitou na semana passada o convite do presidente Lula para presidir o Banco do Nordeste mas está no aguardo da mudança na Lei das Estatais para assumir o cargo. Em vigor desde julho de 2016, a lei proíbe a indicação, para o conselho de administração e para cargos de diretoria e presidente, de pessoas que tenham atuado em campanhas ou em diretórios de partidos nos três anos anteriores à indicação. Paulo Câmara que recentemente se desfiliou do PSB, foi vice-presidente nacional da legenda até o mês passado.

No entanto, um projeto aprovado na Câmara dos Deputados no fim do ano passado reduziu o prazo de 36 meses para apenas 30 dias. O projeto tramita no Senado, e ainda deve passar pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) antes de ir ao plenário. A Lei das Estatais está em vigor desde julho de 2016.

Embora seja uma indicação pessoal de Lula, muitos ainda atribuem a presença de Paulo Câmara a uma forte imagem do PSB, mesmo sem estar filiado, o que atrapalharia de cara a indicação de Danilo Cabral para a Sudene. Além de Danilo Cabral, o PSB de Pernambuco foi contemplado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública com a indicação de Tadeu Alencar para o cargo e também com o ex-deputado federal Milton Coelho que foi nomeado secretário de Micro e Pequenas Empresas, ambos dos Ministérios da Justiça e Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços que são da alçada do partido nacionalmente. 

No entanto, Danilo Cabral disputou a eleição para governador em Pernambuco indo para um sacrifício em nome do PSB e durante a campanha passou a conviver mais de perto com o presidente Lula que terminou tendo uma boa impressão sua. O socialista era dado como certo no governo, mas ainda não conseguiu um espaço. A Sudene seria um espaço justamente pelo currículo de gestor e a experiência política de Danilo que conta com a boa vontade de Lula e de seu partido mas encontra entraves como o PT, MDB e Solidariedade.

Recife - A cidade do Recife é a capital brasileira mais rápida no País para se abrir uma empresa. De acordo com o Painel Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal , o tempo necessário para registro de um novo negócio na capital pernambucana é de apenas duas horas, o menor tempo obtido na história da cidade. Os dados são referentes a janeiro de 2023. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a redução foi de 94%, 33 horas a menos. Em relação a dezembro de 2022, a queda foi de 71%, representando cinco horas a menos. A capital pernambucana divide o pódio com Aracaju (SE). Na sequência, Teresina (3 horas) e Curitiba (4 horas) completam os três menores tempos.

PT quer a Sudene - O PT de Pernambuco não se sentiu contemplado em nenhum espaço do Governo Federal. Bem diferente de como foi no primeiro governo de Lula quando conseguiu emplacar Humberto Costa no Ministério da Saúde. A Codevasf que era concorrida pelo União Brasil, Republicanos, caiu nas mãos deste segundo. Segundo a senadora Teresa Leitão que participou de uma reunião com o Conselho Político de Lula, o comando vai mesmo ficar com o PT.

Indo por cima - A ex-deputada federal Marília Arraes não perdeu tempo e tratou de ir a Brasília em busca de espaço no Governo. Quem está tratando direto da ida de Marília para a Sudene é o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força. A ex-deputada também tem mantido encontros com ministros de Lula.

Visita - O prefeito do Recife, João Campos, recebeu ontem o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que é um dos quadros do PSB nacional. O ministro fez uma visita técnica ao Aeroporto dos Guararapes/Gilberto Freyre. " Márcio está muito atento e comprometido em melhorar a infraestrutura da nossa malha aérea" disse João Campos. 

Agenda - A governadora Raquel Lyra (PSDB) recebe hoje no Palácio do Campo das Princesas o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Os dois estarão reunidos ao meio-dia. Esta é a primeira visita de França a Pernambuco depois de ter assumido o Ministério.

Raul - O presidente nacional do MDB indicou o ex-deputado federal Raul Henry para comandar a Sudene. O pedido para a indicação da Sudene partiu do próprio Raul Henry. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário