segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

João Campos atrai PT e monta ampla frente política no Recife

 

Foto: Ricardo Stuckert

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), vem dando demonstrações de que está disposto a dialogar e aglutinar diversos segmentos da política recifense, reforçando sua base de apoio com forças políticas que não o apoiaram nas eleições de 2020. Depois de atrair o União Brasil do deputado federal Luciano Bivar, João Campos acaba de receber o apoio formal do PT, aprovado no fim de semana pelo diretório municipal do partido.

O PT chegará à gestão socialista ocupando duas secretarias, estima-se que seriam as de Habitação e Meio Ambiente, o que daria à legenda um grande protagonismo na gestão liderada por João Campos, que teve papel determinante na construção da aliança vitoriosa entre Lula e Geraldo Alckmin, filiado ao PSB, nas eleições de 2022. Após as eleições de 2020, o gestor foi o primeiro a desarmar os palanques e propor uma aliança para derrotar o então presidente Jair Bolsonaro.

A ampla frente política que está sendo costurada pelo prefeito não só consolida a sua gestão, que vem fazendo uma transformação em todas as áreas da cidade, como coloca em xeque a construção dos projetos oposicionistas, que ficarão com um leque restrito de alianças devido ao número de partidos já conquistados por João Campos para a sua reeleição.

Presentes – Dirigentes do PT, Cirilo Mota e Oscar Barreto estiveram prestigiando o Baile Municipal bastante à vontade no camarote do prefeito João Campos. Além deles, o deputado federal Carlos Veras fez questão de abraçar o socialista, que recebeu o apoio formal do partido passando a integrar a sua gestão.

Festejados – O ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio, e a ex-primeira-dama Cristina Mello, prestigiaram o Baile Municipal e foram bastante festejados pelos presentes. Cristina, inclusive, se emocionou ao ver novamente o evento que ela e seu marido conduziram por oito anos e por conta da pandemia ficou sem se realizado por dois.

Ausência – Chamou atenção a ausência de integrantes do governo do estado durante o Baile Municipal. Dentre eles o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho. Apenas o secretário de Cultura, Silverio Pessoa, se fez presente no evento. A ausência de integrantes do governo estadual foi anotada pelos presentes.

Preocupação – A classe política, em especial, aliados da governadora Raquel Lyra, está  bastante preocupada com os rumos do governo que se iniciou em janeiro. A falta de um operador da articulação política tem causado muitas dúvidas quanto ao diálogo com os aliados e ao êxito do governo nos próximos meses.

Mudança – Uma possível mudança no cálculo das sobras para a disputa proporcional poderá modificar a composição da bancada federal pernambucana. Com a nova contabilidade, Ricardo Teobaldo (Podemos) assumiria o mandato na Câmara dos Deputados no lugar do deputado federal Felipe Carreras (PSB). Carreras é o atual líder do partido na Câmara Federal.

Inocente quer saber – Quem seriam os indicados do PT para as secretarias na gestão de João Campos?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário